Alunos e servidores do IFSc de Canoinhas podem se inscrever para nova operação do Núcleo Extensionista Rondon


Teve a participação de aluno do IFSC no ano passado, que está auxiliando este ano na preparação

em Região por

Estão abertas até 24 de maio as inscrições para a Operação Encantos do Vale, que será executada entre 10 e 21 de julho na região de Itajaí pelo Núcleo Extensionista Rondon. A seleção dos participantes será feita por meio do minicurso Rondon – Construção de projetos de intervenção interdisciplinar, que será ministrado por videoconferência. Para se inscrever, os interessados devem acessar o portal público do Sigaa-Extensão e seguir os passos solicitados.

Podem participar alunos do IFSC com mais de 18 anos. No caso dos servidores, é preciso que pertençam ao quadro permanente, ativos ou aposentados, e que não estejam em licença ou usufruindo de qualquer tipo de afastamento parcial ou integral.

No ano passado, a aluna do curso superior de tecnologia em Alimentos do Campus Canoinhas, Victória Luiza Schelbauer de Lima, participou da Operação Caminhos do Sul, realizada em 22 municípios na área de abrangência das agências de Desenvolvimento Regional de Braço do Norte, Criciúma, Laguna e Tubarão, entre 12 e 22 de julho.

Nos dez dias de operação, Victória ficou na cidade de Garopaba, onde deu oficinas sobre sexualidade e identidade de gênero, empoderamento feminino, drogas e bullying em escolas de ensino médio, no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e para grupos de mulheres entre 30 e 50 anos, além de promover atividades de recreação na festa junina da Apae.

Sua experiência foi tão positiva que, neste ano, Victória volta a participar do projeto, mas como voluntária na equipe organizadora do curso, para orientar os novos extensionistas. “Quero motivar os alunos a terem a mesma experiência enriquecedora que eu tive, tanto no lado profissional como pessoal”, explica.

O entusiamo de Victória não é à toa. “O Rondon muda a forma de ver a sociedade. Conhecendo outras realidades, é impossível sair a mesma pessoa depois de participar de uma operação”, enfatiza a Victória, que está à disposição dos alunos para tirar dúvidas sobre o projeto.

O minicurso pelo qual é feita a seleção terá atividades entre 30 de maio e 27 de junho. Nele os candidatos trabalharão conteúdos das oito áreas temáticas da extensão (comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção, trabalho) e ao final entregarão uma proposta de intervenção multidisciplinar. Após a realização da Operação Encantos do Vale, os participantes também devem entregar um relato de experiência.

O Núcleo Extensionista Rondon é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da população. Tem como objetivo geral possibilitar o desenvolvimento sustentável do conhecimento acadêmico, cultural e social, levando alunos de instituições de ensino superior para conviver diretamente com as comunidades. O IFSC atua no projeto como parceiro do Núcleo Extensionista Rondon da Universidade do Estado de Santa Catarina (NER/Udesc).