EPISÓDIO 3  – Comprar ou Alugar um Veículo      

291 views
14 mins leitura

 Comprar ou alugar um veículo?  Normalmente, a escolha se resume a prioridades.  Qual é a opção mais barata no momento?
Antes de escolher o caminho a seguir, é importante compreender as principais distinções entre alugar e comprar um carro.
Locar um carro significa basicamente alugá-lo por um período de tempo específico e limitado. Comprar um carro significa que você é o proprietário total e acumula capital no veículo com pagamentos mensais (se você financiar a compra).
Os benefícios da locação geralmente incluem um custo inicial mais baixo, pagamentos mensais mais baixos em comparação com a compra e sem problemas de revenda, depreciação, manutenções, IPVA e demais despesas e taxas.
Os benefícios da compra geralmente são a propriedade do carro, controle total sobre a quilometragem e uma ideia firme dos custos.

Alugar ou comprar um carro: qual a diferença?
Ao alugar um veículo, você paga para dirigi-lo por um determinado período de tempo.  O arrendamento médio é de 24 ou 36 meses, embora você possa encontrar arrendamentos ainda mais longos. As restrições se aplicam a qual quilometragem você pode dirigir e às modificações que você deseja fazer.
Quando você compra um carro, você imediatamente assume a propriedade dele.  Você o possui imediatamente se pagar à vista ou após o pagamento do financiamento, caso financie.  Você mantém o controle sobre todos os aspectos do veículo e, em última análise, pode mantê-lo, trocá-lo, vendê-lo, etc.

Prós e contras do Aluguel:
Os pagamentos do aluguel são geralmente inferiores aos pagamentos mensais de um financiamento de um veículo novo.  Eles dependem destes fatores:

Preço: É negociado com a locadora, assim como na compra de um veículo.
Duração do aluguel: Este é o número de meses que você concorda em alugar o carro.
Quilometragem esperada: O aluguel define a quilometragem máxima que você pode dirigir com o carro a cada ano.  A maioria dos contratos vem com a escolha de uma cota anual de quilometragem.
O pagamento mensal aumentará ligeiramente se você optar por uma quilometragem anual mais alta.  Se você exceder o limite de quilometragem do contrato, deverá pagar a locadora por cada quilômetro extra no final do contrato.
Taxa de aluguel: Esta taxa é mostrada como um valor em reais e não como uma porcentagem, mas é equivalente a uma taxa de juros.
Impostos e taxas: São adicionados ao aluguel e afetam o custo mensal.

Prós

Custos mensais mais baixos
 Uma locação pode aliviar um pouco o encargo financeiro dos custos mensais.  O aluguel geralmente envolve um pagamento inicial menor em comparação com a compra.  Devido a isso, algumas pessoas optam por um carro mais luxuoso do que poderiam pagar.

 Carro novo a cada poucos anos
Para muitas pessoas, não há nada como a sensação de um carro totalmente novo. Quando o contrato de locação terminar, você poderá devolvê-lo e adquirir seu próximo carro novo.  Ao alugar, você também obtém os mais recentes avanços em tecnologia automotiva a cada poucos anos.

 Manutenção sem preocupações
Muitos carros novos oferecem garantia de pelo menos três anos.  Portanto, quando você assina um contrato de aluguel de três anos, a maioria dos reparos pode ser cobertos.  Os acordos de locação podem potencialmente eliminar algumas despesas significativas e imprevistas.

 Sem preocupações de revenda e depreciação
Você simplesmente devolve o carro.  A única coisa com que você precisa se preocupar é pagar quaisquer taxas de final de locação, incluindo aquelas por desgaste anormal ou quilometragem adicional do veículo.

 Potencial para deduções fiscais
Se você usa seu carro para fins comerciais, um aluguel pode proporcionar mais deduções fiscais do que um financiamento.

Contras

 Sem propriedade
As restrições de quilometragem de um contrato de locação podem impedir quanto a distância que você deseja dirigir.

Falta de controle
Você não pode vender o carro ou trocá-lo para reduzir o custo do seu próximo veículo.  Além disso, como você iniciará um novo contrato de locação quando um deles expirar, você sempre terá pagamentos mensais e uma contínua falta de controle sobre certos aspectos de um veículo.

Taxas e outros custos
As taxas em seu contrato de locação se aplicam ao excesso de quilometragem, modificações no carro e desgaste excessivo.  Há também uma taxa de rescisão antecipada se você decidir rescindir o contrato antecipadamente.
Assim que o contrato terminar, você poderá ter que pagar uma taxa para cobrir o que a locadora paga para limpar e vender o carro.  Finalmente, a menos que a locação inclua alguns tipos de coberturas, você também poderá ter custos relacionados a acidentes que possa ter sofrido e que seu seguro não cobre.
Em última análise, é mais caro alugar carros a longo prazo em vez de comprar um e usá-lo durante anos.

Prós e contras de comprar
Ao comprar um carro, você pode mantê-lo pelo tempo que desejar.  Normalmente, você fará um pagamento inicial mais alto e pagamentos mensais referente ao financiamento um pouco mais altos (se financiar sua compra) em comparação com os pagamentos do aluguel do mesmo carro.
No entanto, existem maneiras de reduzir esses valores – considere comprar um carro novo mais barato ou um carro usado periciado.
Talvez você tenha economizado e investido dinheiro pensando na compra de um carro.  Se você puder pagar o custo total do carro à vista, melhor ainda no que diz respeito ao custo final.
Os pagamentos mensais de um financiamento para automóveis são calculados com base no preço de venda, na taxa de juros e no número de meses necessários para pagar o financiamento.

Prós

Sem restrições
Ao contrário do aluguel, você não é obrigado a pagar taxas relacionadas à quilometragem e ao desgaste do carro.  Como você o possui, você paga pelos serviços e reparos de acordo com seu próprio cronograma.

Controle total
Se você financiou a compra, depois que o financiamento for quitado, você poderá mantê-lo até sua morte, trocá-lo, vendê-lo imediatamente ou dá-lo a um membro da família.  Você decide.

Custo de longo prazo
No geral, é mais barato comprar um carro e mantê-lo pelo maior tempo possível.

Contras

Depreciação Rápida
Os carros novos podem perder 15% a 25% do seu valor nos primeiros cinco anos de propriedade.
Se você considera seu carro um investimento, isso é uma desvantagem.  No entanto, se você é do tipo que compra e mantém um carro por anos, isso não deveria importar.

Quais são as vantagens do aluguel?
Ele permite que uma pessoa utilize um carro novo a cada poucos anos.  Ele pode manter seus pagamentos relativamente estáveis ​​ao alugar a mesma marca e modelo de carro em várias locações.  O aluguel também dispensa o locatário de ter que se desfazer do carro no final do prazo do aluguel.

 Quais são as desvantagens do aluguel?

A principal desvantagem de alugar um carro é que você nunca o possui.  Você não acumula patrimônio no veículo ao fazer pagamentos de aluguel.  Os prazos de arrendamento podem variar de dois a cinco anos.  Uma locação pode ser rescindida antecipadamente, embora a rescisão antecipada normalmente envolva uma taxa de cancelamento.

 Qual é a diferença entre comprar e alugar um carro?
Ao comprar, você paga à vista ou financia a compra com um financiamento.  Você transfere o automóvel.  Se você financiar o carro, você acumulará patrimônio no carro ao longo do tempo.
Ao alugar um carro, você faz pagamentos de aluguel que lhe permitem dirigir o carro, mas nunca assume a propriedade do veículo ou acumula patrimônio.  Quando o prazo do aluguel terminar, você devolve o carro à locadora.

Conclusão
A decisão entre alugar e comprar um carro dependerá de seu estilo de vida, necessidades e situação financeira.
O aluguel pode ser atraente se você procura custos mensais mais baixos, deseja um carro novo com nova tecnologia automotiva a cada poucos anos e não quer se preocupar com certas tarefas, como vender seu carro.  No aluguel você também pode colocá-lo em um modelo de luxo que, de outra forma, estaria fora de alcance.
Comprar um carro significa que você o possuirá imediatamente se pagar à vista ou acumulará capital nele ao pagar um financiamento de carro.  Você terá controle total sobre suas despesas e poderá fazer manutenção ou consertá-lo de acordo com suas necessidades.  Você terá a liberdade de dirigir quanto quiser, sem limitação de quilometragem e taxas extras.

CarlosAir

É Autor do best-seller “Rico Pobre A Diferença Não é o Dinheiro”. Obra
doada para as escolas públicas e faróis do saber de Curitiba. Livro este distribuído em Países como França, Colombia, Espanha,Argentina e Estados Unidos.
Autor da obra; “Empreender – Não é Sobre Quem Tem Mais Talento, é Sobre Quem Tem Mais Fome”. Livro doado para a Secretaria de Educação e Secretaria de Indústria e Comércio de Paranaguá/PR, para distribuição gratuita,
assim contribuindo para o desenvolvimento sócio econômico da região. E autor da mais recente obra; “Para Conquistar o SIM, Elimine o Não – O Game da
Barganha”. É também Colunista de Finanças Pessoais e Empreendedorismo do
Amigos do HC – no programa CEDIVIDA.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

EPISÓDIO 2  – Economize no Mercado     

Próxima publicação

EPISÓDIO 4  – Ajudar os Outros Também é um Excelente Investimento