Dia do Apicultor

2430 views
2 mins leitura
Rainhas, operárias, zangões. Cada uma com sua função. Umas têm como tarefa a postura dos ovos, outras a defesa da colmeia. Mas todas trabalham, em conjunto e de forma altamente organizada, para oferecer o que há de melhor ao homem e ao meio ambiente. Por essas características, esses insetos, presentes na humanidade desde os tempos mais remotos, são bons exemplos de associativismo.
Nem todos sabem, mas as abelhas são importantíssimas para a agricultura. Não apenas se responsabilizam pela produção do mel e de seus subprodutos, como são fundamentais para a manutenção e para o desenvolvimento da biodiversidade nacional, além de serem essenciais para a produção de alimentos. Isto se deve à capacidade polinizadora desses insetos, que permite o aumento da disponibilidade de frutos e sementes para a manutenção dos ecossistemas. Algumas plantas dependem exclusivamente de animais polinizadores para sua reprodução, outras se beneficiam deles produzindo frutos de melhor qualidade.
Considerada uma das grandes opções para a agricultura familiar por proporcionar o aumento de renda e fixação do homem no campo, pela oportunidade de aproveitamento da potencialidade natural do meio ambiente e da sua capacidade produtiva, a apicultura está em franca expansão e precisa de estímulo e incentivo. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil é o 11.º produtor mundial de mel e o 12.º maior exportador, conforme informações da Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (Abemel).
O Dia do Apicultor é celebrado no dia 22 de maio porque é no mesmo dia de Santa Rita de Cássia, conhecida por ser padroeira do apicultores.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Dia Mundial das Abelhas: conheça 7 curiosidades sobre esses insetos

Próxima publicação

Dia do Abraço