CDL comemora seus 50 anos nas cidades

/
398 views
10 mins leitura

 

Completar 50 anos de história é um marco muito importante. Para a entidade Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de União da Vitória e Porto União há 50 anos vem se dedicando com muito empenho e excelentes resultados ao comércio do Vale do Iguaçu. A história do comércio também conta a história da CDL.

Para comemorar no dia 16, a CDL Porto União da Vitória celebrou um marco em sua história. o Jantar Festivo dos 50 anos da instituição foi marcado por momentos emocionantes que resgataram memórias e reforçaram o compromisso da CDL com o comércio das cidades.

Na ocasião, o atual Presidente Artibano Nhoatto fez o uso da palavra destacando o trabalho realizado até o momento e também sobre os próximos passos que virão. Também foram homenageados os ex-presidentes que construíram esta trajetória junto ao comércio local. “É uma alegria imensa para nós fazer parte das ações, estudos, estratégias para o desenvolvimento de nossos municípios. Desde 1972, estamos crescendo e contando com o apoio de nossos lojistas! É com imenso orgulho poder olhar para trás e ver tudo o que foi construído até aqui. Muito obrigado a todos que estão conosco, acompanhando a nossa evolução e nos motivando todos os dias a oferecer o melhor do nosso trabalho”.

No dia 30 de outubro de 1961, reuniram-se alguns lojistas das cidades, com o objetivo de concretizar a ideia que já vinha sendo colocada em prática: o controle de vendas efetuadas à crédito, a partir do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Formou-se então um órgão da Associação Comercial e Industrial de União da Vitória que teve como sua primeira Diretoria eleita os seguintes lojistas: Presidente, Boleslau Iwanko; Secretário; Alceu de Andrade Martins; Presidente do Conselho Fiscal, Ruy Mathias Jacobs e 1º Vice-presidente do Conselho Fiscal, Casemiro Swierk.

Durante onze anos esse Serviço funcionou como órgão da Associação, e então no dia 5 de setembro de 1972, foi constituído o Clube de Diretores Lojistas, que teve como sua primeira Diretoria eleita por aclamação, os senhores: Presidente, Rudolf Woeltje; Secretária, Elba Ayres Pacheco; Conselheiros, Ruy Mathias Jacobs e Adolfo Mendes.

Foi decidido que o SPC, até então órgão da Associação Comercial, fosse incorporado como departamento do Clube de Diretores Lojistas. Com essa mudança foi então procedida a eleição da nova Diretoria do SPC, agora como órgão do CDL, sendo sua primeira diretoria: Presidente, Arnaldo Wengerkiewicz; Secretário, Eduardo de Carvalho Martins; Tesoureiro, Guilherme Neumann; Conselho Fiscal, Boleslau Iwanko; Afonso Sohn e Bráulio Nicolau Schmidt.

Em suas primeiras instalações o SPC tinha sua sede na Avenida Getúlio Vargas, e posteriormente na Avenida Manoel Ribas. Porém o desejo de seus associados era possuir uma sede própria e então no dia 15 de abril de 1982, em reunião extraordinária, reuniram-se os associados do CDL, decidindo os detalhes sobre a compra de um imóvel na Rua Professora Amazília, os associados presentes por unanimidade autorizaram a Diretoria do CDL a efetivarem a compra do imóvel.

Após sofrer algumas reformas, aos dez dias do mês de julho de 1982, finalmente a CDL/SPC, passou a funcionar em sua sede própria. Com isso realizou-se a primeira etapa. A próxima etapa foi a construção de sua nova, e atual, sede, inaugurada no dia 05 de julho de 1986. Em 1992 a CDL/SPC foi informatizada, trazendo diversas vantagens aos seus associados, e a cada dia procura melhorar os benefícios oferecidos.

A missão da entidade é contribuir no desenvolvimento econômico e social, servindo, representando e fortalecendo o comércio regional.

Campanhas

A CDL realizou e realiza várias campanhas em benefício da população rotineiramente.

Uma delas é a compra de equipamentos para entidades diversas das cidades, como a Polícia Militar que já recebeu no decorrer dos anos equipamentos e armamentos adquiridos através de parcerias, contribuindo para a segurança pública municipal.

Sábado +

O Programa Sábado + que é o atendimento prolongado aos sábados foi resgatado pelo CDL, após ter feito sucesso há alguns anos. O sábado mais acontece a cada segundo sábado de cada mês, onde as lojas associadas ao CDL ficam abertas até às 16 horas para que as pessoas que não tem tempo de realizar suas compras e pesquisa de preço possa fazer tranquilamente nesses dias, onde o comércio local deixas as portas abertas por mais tempo e assim movimentar o comércio local. As datas escolhidas são as mais próximas do dia de pagamento da população.

Chegada do Papai Noel

A chegada do Papai Noel é uma das atrações das cidades, onde além de prêmios distribuídos aos consumidores também premia os alunos da rede pública das cidades. A carreata realizada levas centenas de famílias para as ruas das cidades acompanhar a passagem e a chegada do bom velhinho.

 

Confederação

A CDL é filiada a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), que surgiu em 1955, também fruto do idealismo de empresários lojistas, com o surgimento da primeira Câmara de Dirigentes Lojistas, esforçavam-se pela criação de uma entidade de classe de nível nacional, a CNDL foi fundada em 21 de outubro de 1960 e tem como objetivo básico representar o segmento nacionalmente, em todas as áreas que estejam ao seu alcance.

CNDL teve início com a formação de um pequeno grupo de empresários, os quais fundaram primeiramente a CDL com o objetivo de defender os interesses dos comerciantes, comprometidos com o associativismo. E com o tempo, essa formação se expandiu no país inteiro e deu origem a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).

E foi assim, que com capilaridade, representatividade e atuação permanente que a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas se tornou protagonista de transformações importantes para varejo e vem estabelecendo bases sólidas para a economia nacional, sempre seguindo os princípios da ética, do associativismo e do comprometimento com o Brasil

A CNDL, representante do varejo brasileiro, está compromissada em congregar a representação institucional do Sistema CNDL e através do SPC Brasil, desenvolver serviços de proteção ao crédito, buscando constantemente a qualidade e a melhoria contínua de seus processos, primando pelo associativismo e buscando a satisfação dos seus associados.

A CNDL integra-se às autoridades governamentais, buscando a obtenção de meios que permitam o fortalecimento da livre iniciativa, a diminuição da burocracia, a redução da carga tributária, a defesa das reivindicações de interesse dos lojistas e, sobretudo, contribui para o crescimento e desenvolvimento de nosso país. Assim é a CNDL, a maior entidade representativa do comércio lojista.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Presidente sanciona lei que estimula geração de emprego para mulheres

Próxima publicação

A importância de vacina para prevenção da raiva