Na última sexta-feira, dia 22/04/2022 nos deparamos com a notícia de mais uma fuga de presos da cadeia pública de União da Vitória/PR.
As fugas têm sido frequentes em nossas cidades, infelizmente são uma realidade, e isso ocorre por diversos fatores, dentre eles:
a superlotação e as más condições em que se encontram o interior das celas, não há camas suficientes, tão pouco condições mínimas para a higiene pessoal.
A Subseção da OAB de União da Vitória, através da Comissão de Direitos Humanos e Prisionais, vem manifestar-se novamente sobre a necessidade da construção de um presídio em nosso município, tema que já foi muito debatido, mas que por diversos motivos não teve prosseguimento.
Entendemos os anseios da população quanto a temas entendidos como mais importantes, como saúde, educação, no entanto, não há como fugirmos dos números, e esses apontam para a necessidade de atenção à segurança pública.
A sociedade em geral, se mostra resistente a construção de uma unidade penitenciária, mas precisamos entender que estamos diante de uma necessidade para assegurar a segurança da própria população.
At, Omar Cador Ramos Eddine
Presidente da Subseção de União da Vitória.