Bebidas do Porto completa 30 anos

1191 views
8 mins leitura

Falar da Destilaria Doble W sem falar também da Distribuidora Bebida do Porto, não é possível, a primeira distribuidora autorizada dos produtos Doble W. Conhecida nacionalmente e internacionalmente, os produtos da Doble W já caíram no gosto até de antigos presidentes da república.

Mas a história da Bebida do Porto inicia em 1990, quando o funcionário da fábrica Anízio de Souza teve a oportunidade de abrir uma revenda dos produtos Doble W. Exatamente no dia 1ª de setembro de 1990, na sala de sua casa com uma adaptação de divisórias de madeira, começa a história da Bebidas do Porto. E para comemorar os 30 anos de sucesso, na data em que completou a abertura, a empresa ofereceu aos seus consumidores e amigos um café colonial especial no dia, com direito a brindes de produtos da Doble W.

A loja tem uma localização importante, pois fica exatamente em frente a fábrica da Doble W, que tem em seu carro chefe o Steinhaeger Doble W.

O sucesso da revenda foi tão grande que logo o espaço da loja fica insuficiente. Para atender melhor seus clientes, principalmente os viajantes que passavam por ali, em 1992 inicia-se a construção de um espaço físico próprio, com ampla área de atendimento e o oferecimento de produtos regionais.

Como era um local de passagem de viajantes, pois fica na entrada da cidade, em 1994 no espaço da loja é inaugurado um espaço de informações turísticas por um programa da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina(SANTUR). Infelizmente nesse ano a loja é atingida pelas cheias do rio Iguaçu, assim como uma grande parte da cidade.

Mesmo com os percalços da cheia, mais tarde quando a Doble W inicia a fabricação de água mineral, a Bebidas do Porto passa a revender água da empresa e se torna a primeira distribuidora de água mineral da região, inaugurando um serviço de tele-entrega, chegando a distribuir até 200 galões de água mineral por dia.

Sempre inovando e para melhorar o atendimento no ano de 2000 a loja é reformada e ampliada ganhando um espaço onde é inaugurado um dos primeiros Cafés Coloniais da região. Olhando sempre no futuro e na necessidade no ano de 2005 inova mais uma vez e inicia a produção de gelo mineral, atendendo restaurantes e bares com um produto próprio para drinks e afins.

Mas no ano de 2010, após 10 anos o café colonial é encerrado, dando espaço para uma reforma e ampliação da loja assim como a ampliação dos seus produtos oferecidos. Mais uma enchente, em 2014, que atingiu grande parte da cidade traz transtornos e perdas na empresa. “Foram logos superados com ajuda de todos os parceiros”, diz o proprietário da empresa Anízio de Souza.

Além de todos os produtos de Doble W, a loja também oferece vários tipos de produtos regionais além de uma ampla variedade de bebidas nacionais e importados, além de oferecer um espaço de café e lanches.

Atualmente com a demanda e pedidos dos clientes a Bebidas do Porto se tornou referência e traz uma grande oferta de produtos.

Para comemorar os 30 anos da parceira, a Doble W também lançou uma garrafa em homenagem à empresa, com a logo da Bebida do Porto.

Museu da rádio e objetos antigos

No local ainda é possível encontrar raridades, principalmente uma vasta coleção de rádios antigos, vitrolas e vinis. O museu é aberto ao público. Anízio começou a coleção há cerca de 20 anos, guardando alguns rádios antigos. Quando distribuía água nas casas, acabava encontrando rádios antigos nas residências, e ele foi ganhando e adquirindo os objetos.

 Os amigos e até de desconhecidos, quando sabem de seu museu particular de rádio acabam doando algumas preciosidades. No museu é fácil encontrar rádios de mais de um século, assim como de máquinas fotográficas e outros objetos antigos em ótimo estado de conservação e sua maioria funcionando. São mais de 150 peças de diferentes tipos, ano de fabricação e modelos.

Estátua do fundador da Doble W

No dia 29 de setembro de 2015, os proprietários da Bebida do Porto prestaram uma homenagem ao fundador da Doble W, Wenzel Rulf (in memorian), empresa que fabrica o Steinhaeger, produto que destaca um dos títulos que o município possui: Capital Nacional do Steinhaeger

Anízio de Souza, sua esposa Edeltraude e família confeccionaram uma estátua em tamanho real, que lembra os traços de Wenzel Rulf. A estátua está afixada em frente à fábrica da Destilaria, no ponto de vendas da bebida, de propriedade da família Souza.

O artesão Roque Correa foi contratado por Anízio para realizar a obra. Ele utilizou como base apenas fotos antigas. “É um pouco difícil fazer uma imagem de alguém seguindo fotos, pois eu não conhecia o cidadão. Pela expressão do filho dele é que ficou marcado, pois ele reconheceu Wenzel na imagem que viu”, afirma Correa na época. Foram dois meses de trabalho de criação, utilizando a técnica mista com fibra de vidro, esqueleto de compensado e arame, seguido pela papelagem para dar as curvas ao monumento, resina, fibra de vidro e o acabamento feito em pátina de bronze.

Anízio trabalhou na Destilaria por 39 anos e com isso sustentou toda a sua família. “Nada mais justo que essa homenagem. Sou muito grato a família Doble W, então achei por bem fazer essa homenagem, colocando aqui essa estátua, que eterniza a figura do seu Wenzel Rulf, que foi meu primeiro e único patrão”, explica. O local também agora virou mais um local turístico. As pessoas vão ao local para bater uma foto ao lado da estátua e da garrafa gigante de Steinhaeger.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

PORTARIAS 1715 E 1716 – BOLSAS DE ESTUDO

Próxima publicação

Praça Coronel Amazonas: mais de 100 anos de história