O frio já mudou a paisagem na região de União da Vitória, e pensando nisso a Secretaria Municipal de Assistência Social, deu início a Campanha do Agasalho 2020, com o tema “A União faz a Diferença”. O inverno 2020, tem início no dia 20 de junho, e vai o dia 22 de setembro, quando inicia a primavera.
Nesta edição a comunidade poderá fazer a sua doação de cobertores, agasalhos, gorros, sapatos fechados, entre outros objetos que venha a proteger quem mais precisa neste inverno. As doações podem ser feitas na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social de União da Vitória.
A primeira dama e secretária de Assistência Social, Ana Cláudia Portes Roveda, fala da campanha e convida a população para juntos fazer a diferença. “A Prefeitura de União da Vitória, deu início a Campanha do Agasalho, e fazemos o convite para a população ajudar. Se você tiver roupas cobertores em bom estado e não está mais usando traga até a Assistência Social, para ajudar quem mais precisa”, disse Ana Cláudia Roveda.
A administração de Porto Vitória também iniciou a campanha de agasalho. As doações de roupas, cobertores, entre outros. Quem precisa deve agendar para receber as doações também deve acontecer pelo menos com um dia de antecedência, através do telefone (42) 3573 1212. A prefeitura solicita que devido ao COVID-19 deve comparecer somente 1 pessoa da família para retirar a doação, e que venham munidos de sacolas para levar a doação.
Em Santa Catarina o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) deu início à campanha do agasalho deste ano, desta vez com cuidados especiais de prevenção à Covid-19. Os materiais, como roupas e cobertores, podem ser entregues em qualquer quartel dos bombeiros no estado, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.
Neste ano, os modelos da campanha são cães de busca e resgate, a exemplo do calendário 2020 da corporação. A arrecadação será feita até o dia 17 de junho.
A corporação orienta sobre os cuidados a serem tomados por quem for aos quartéis entregar os donativos. Para garantir a segurança dos doadores e dos bombeiros, o horário para a doação será reduzido: de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.
As caixas para arrecadação estarão em ambiente ventilado, de fácil acesso e sem contato com equipes. As pessoas que forem realizar a doação devem estar sozinhas, de máscara e as doações devem estar em sacolas plásticas.
No último dia de doação, as caixas coletoras ficarão isoladas até completar o tempo de permanência do vírus em superfícies e após serão higienizadas
Cada quartel escolherá as instituições ou famílias que receberão as doações de sua região. A entrega será realizada entre os dias 22 e 26 de junho.
No Paraná o sistema Fecomércio Sesc Senac PR iniciou na quarta-feira, 20, a Campanha do Agasalho. Para marcar a abertura, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, e o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos concederam entrevista à imprensa. A campanha é uma iniciativa conjunta entre o Sesc PR e o Instituto GRPCOM e RPC. Os postos de arrecadação estarão em todas as unidades do Sesc e Senac, em condomínios, empresas do comércio. As doações encerram-se no dia 31 de agosto.
O presidente Piana destacou que a campanha vem ao encontro da forte atuação social do Sesc. “Nossos números foram muito positivos no ano passado, ao atendermos a 120 mil pessoas no Paraná. Nossa meta é ultrapassarmos essa marca, com mais doações, em um período de crise que estamos passando por conta da pandemia. Por isso, incentivamos a solidariedade para ajudar aqueles que mais precisam”. Ele complementou ao informar os itens que podem ser doados, como roupas, cobertores e calçados.
Piana também recomendou que os doadores entreguem as peças preferencialmente dentro de sacos plásticos fechados para evitar riscos de contaminação do coronavírus.
Sextos explicou o funcionamento da campanha e os cuidados que serão tomados com a logística dos donativos, para evitar riscos de contágio da Covid-19. “Todos os itens arrecadados serão armazenados em local seguro, e as roupas ficarão ao menos uma semana antes de serem manipuladas e entregues às instituições sociais. Assim evitamos riscos de propagação do vírus”, frisou.
A logística de recolhimento, separação, triagem e destinação das doações seguirão às recomendações e determinações de segurança e higiene dos órgãos oficiais, como o Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.
Serviço:
A Secretaria de Assistência Social, fica localizada na rua Visconde de Guarapuava, na antiga Prefeitura próximo da Catedral Coração de Jesus, com atendimento de segunda a sexta-feira das 12h ás 17h30.
Ajude você também a aquecer quem mais precisa neste inverno. Para mais informações ligue (42) 3522 47 48 ou (42) 3523 63 97.