Novas bombas de combustível terão certificação digital do Inmetro

54 views
3 mins leitura


Foto: Olavo Moraes/ Imetro-SC

As bombas de combustíveis terão mais segurança a partir de dezembro, quando o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) passa a aprovar apenas novos modelos de medidores que tenham certificação digital. O mecanismo irá evitar fraudes no abastecimento e garantir a qualidade do produto.

Rudinei Floriano, presidente do Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro-SC), esclarece que a aprovação de novos modelos de bombas medidoras não significa a troca imediata de todos os equipamentos disponíveis atualmente no mercado. “A substituição será feita de forma gradativa, em função da data de fabricação da bomba, e terá o período máximo de 15 anos”.

Para o Imetro-SC, à medida que os postos comecem a efetuar a substituição das bombas por equipamentos com certificação digital, os consumidores irão procurar as bombas mais confiáveis. “Quem tiver uma bomba mais segura, terá um atrativo maior para o consumidor”, argumenta Floriano.

“O Imetro atua de forma a garantir a isonomia e a qualidade dos serviços prestados, visando mais qualidade e consequentemente, mais segurança jurídica, tanto para consumidor, quanto para os empresários. Desta forma, fomentamos o desenvolvimento econômico no estado”, reforça o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino.

Evitando fraudes

As bombas medidoras têm um componente que faz a medição e um mostrador que apresenta o resultado para o consumidor. O Inmetro observou que muitas fraudes aconteciam na comunicação entre a medição e a indicação do resultado. “Com esse sistema de certificação digital, o Inmetro garante que o resultado da medição é assinado digitalmente, de tal maneira que a informação que chega no indicador realmente foi produzida pelo medidor”, explica o chefe do Setor de Medição de Fluidos do Inmetro, Edísio Alves Júnior.


Mais informações para imprensa:
Olavo Moraes 
Assessoria de Comunicação
Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro)
(48) 3381-5248 / 9-9960-8906
olavo@imetro.sc.gov.br 

 


Fonte: Governo de SC

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Santa Catarina sedia eventos internacionais sobre transplantes de órgãos

Próxima publicação

Na presença do governador, diretores de escolas assinam Termo de Compromisso de Gestão