Operação Rondon Regional contempla região


A operação acontece há quatro anos no estado do Paraná

em Estado PR por

Serão 10 municípios contemplados, entre eles Antônio Olinto, Mallet, Paula Freitas, Paulo Frontin, Rebouças, Rio Azul, Porto Amazonas, São Mateus do Sul, São João do Triunfo e União da Vitória. Todos receberão professores e alunos de vários cursos de graduação de várias universidades – entre elas universidades estaduais do Norte do Paraná (UENP), do Oeste do Paraná (Unioeste), de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), do Paraná (Unespar) e do Centro Oeste (Unicentro).

A sede operacional será instalada em União da Vitória, a partir de parceria com a o Centro Universitário de União da Vitória – Uniuv. Segundo o professor coordenador do projeto, Silvio Luiz Rutz da Silva, muitos assuntos têm sido tratados em reuniões técnicas com as instituições parceiras e representação dos municípios para a montagem do cronograma da operação, que inclui as viagens precursoras para o levantamento das demandas de cada comunidade.

Em cada cidade atuará uma equipe formada por duas instituições, cada uma com um grupo de dez a doze alunos, mais um professor coordenador.  Será desenvolvido oficinas nas áreas da cultura, agricultura, saúde, meio ambiente. Crianças, adultos e idosos podem participar. Os estudantes selecionados tinham como único pré-requisito estar matriculado a partir do 2º ano de graduação ou cursando pós-graduação. Além disso, ter disponibilidade para dedicação exclusiva durante a operação. Os selecionados atuarão voluntariamente (sem remuneração) por 14 dias.

O Rondon é um projeto de integração social que envolve a participação de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. Aproximadamente 30 pessoas de cada instituição, incluindo alunos e professores, irão participar das ações

Hoje, o projeto é mais que um projeto educacional e social, é uma poderosa ferramenta de transformação social, na medida em que conscientiza jovens que terão nas mãos o destino deste país e da importância do seu papel de protagonista na busca de uma sociedade mais justa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*