• ERNANI-3.jpg

Aluno de Canoinhas é selecionado para intercâmbio em Portugal pelo IFSC


Ernani viaja em setembro para uma experiência de três meses no exterior

em Região por

De Canoinhas para o mundo. O jargão é antigo, mas a notícia é nova: o estudante Ernani Antonio Wolter Júnior, do 5º módulo do curso técnico integrado em Alimentos do Câmpus Canoinhas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), acaba de ser selecionado para um intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP), em Portugal, pelo Programa de Intercâmbio Internacional para Estudantes do IFSC (Propicie).

“Estou muito feliz. Valeu a pena todo esforço. Não tenho nem palavras”, diz justamente o estudante acostumado a usar muito bem as palavras. Apaixonado pela leitura e escrita, Ernani participa de concursos literários de contos e poesias e já tem trabalhos impressos em coletâneas.

Para passar pela seleção, que inclui análise de currículo e entrevista em inglês, Ernani se preparou bastante. Com a ajuda da professora de inglês, Eliane Cavalheiro, treinou conversação e ganhou confiança para a prova e para viajar sozinho. “Ela me incentivou bastante, treinou comigo e passou livros para eu ler. Seu apoio foi fundamental”, agradece.

Em Portugal, junto com pesquisadores de outros países, Ernani vai participar de um projeto na área de Alimentos, de valorização de resíduos agroalimentares. O objetivo da pesquisa é transformar resíduos e subprodutos em novos produtos de valor agregado e com grande impacto na economia das indústrias alimentar, farmacêutica e cosmética.

Na tarde de quinta-feira, 05, Ernani participou de uma web-conferência para tirar suas dúvidas sobre o intercâmbio. Nesta 14ª edição do Propicie, o IFSC ofertou 18 vagas, sendo 11 para alunos de cursos técnicos e sete para alunos de cursos de graduação. Os selecionados receberão auxílio financeiro de 500 euros mensais, durante três meses, mais 800 euros como auxílio deslocamento.

A partir de agora, Ernani terá que tomar todas as providências necessárias para a viagem, como obtenção de visto, passagens, passaporte, seguro e reserva de estadia.

 

“Quero aprender muito”, afirma o estudante, entusiasmado para a experiência de três meses no exterior. “Minha expectativa é de crescimento, não só profissionalmente, mas como pessoa também.” Ernani deve viajar para Portugal na primeira quinzena de setembro.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*