Zenaide Maia se manifesta contra venda do patrimônio nacional

90 views
2 mins leitura

A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) conclamou nesta quarta-feira (10) o Congresso Nacional a ficar atento às parcerias que o governo firma com outros países envolvendo o patrimônio nacional.

Para a senadora, muitos desses acordos são prejudiciais ao país. Ela mencionou a venda da Embraer para a Boeing; a exploração do petróleo do pré-sal por multinacionais que serão beneficiadas com a isenção de impostos por 25 anos; e o possível controle total de companhias aéreas brasileiras pelo capital estrangeiro.

— O que chama a atenção, por exemplo, é que a venda da Embraer foi US$ 4,5 bilhões. E (…) a venda do Copacabana Palace Hotel, aquela rede foi vendida por US$ 3,27 bilhões. Aí a gente vê quão pequena, por quanto estão comprando o nosso patrimônio, por tão pouco, gente. Basta comparar. Não é dizer que uma rede de hotéis não é tanto, mas, se comparar uma companhia (…) uma empresa de 50 anos, que tem tecnologia, que foi quem avançou isso tudo, ser vendida quase que pelo mesmo preço… — afirmou a senadora.

Zenaide Maia criticou também a operação de venda da Transportadora Associada de Gás (TAG), subsidiária da Petrobras, para um grupo francês, sem qualquer manifestação do Congresso. Ela observou que a venda depende de aprovação de órgãos de governança da Petrobras e de defesa da concorrência, mas pode render U$ 8,6 bilhões, valor equivalente ao lucro bruto que a empresa teve em apenas dois anos, de 2016 e 2017.


Source: Senado

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

CMA aprova financiamento do FGTS para empresas que usam energia solar

Próxima publicação

Na CRA, produtores reclamam de redução da oferta do Crédito Rural