Aconteceu na terça-feira, 28, a XII Conferência Municipal de Saúde. Com a temática “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia” o evento organizado pelo Conselho Municipal de Saúde de São Mateus do Sul (COMSAS) e pela Secretaria Municipal de Saúde, reuniu representantes de diversos segmentos da sociedade.
A programática contou com apresentação do diagnóstico em saúde do município e palestra central sobre a temática da conferência, desenvolvida pela enfermeira, Angela Maria Brzezinski, especialista em Saúde Pública e chefe da Divisão de Atenção e Gestão em Saúde da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória.
O evento também contou com debate, apresentação cultural e trabalhos em grupo que definiram as propostas. Ao final da conferência foi realizada a plenária eleitoral dos segmentos seguida pela eleição dos delegados que representarão São Mateus do Sul na etapa estadual da conferência.
De acordo com a secretária executiva COMSAS, Nádila Kotrich Menino, a etapa estadual acontecerá de abril a maio de 2023 e a participação do município será de 23 a 25 de maio. “Municípios de 40.001 a 80.000 habitantes têm direito a três vagas. Durante nossa conferência tivemos 6 delegados inscritos para concorrer a vaga e a votação foi realizada por outros delegados presentes”, detalhou Kotrich.
Os delegados representantes escolhidos foram João Afonso Felchak, representante da SINDIPETRO PR/SC, José M. de Souza Santa Ana, representante da Assembleia de Deus e Ozilda Drabeski, representante da UNIMASUL.
O evento contou com representantes de diversas organizações sociais relacionadas à saúde. No segmento de usuários: Associação de Moradores Terra Nova; Pastoral da Criança; Assembleia de Deus; UNIMASSUL; Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de SMS; SINDIPETRO PR/SC; Associação de Moradores da Vila Boaski e MAFIA. No segmento de prestadores de serviços: Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes; APAE e Fenix Análises Clinicas. No segmento de trabalhadores da saúde: Conselho de Odontologia (CRO); Conselho Regional de Enfermagem (COREN); Conselho Regional de Nutrição (CRN); Conselho Regional de Farmácia (CRF) e Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (CRESS); além das Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social.