Vem aí a 1ª Stammtisch Vale do Iguaçu

290 views
4 mins leitura

A 1ª Stammtisch Vale do Iguaçu acontece neste final de semana com muita apresentações culturais, grupos artísticos e artistas de nossa região. Stammtisch é um evento tradicional da cultura alemã que reúne diversos grupos de amigos.

A entrada para o evento é gratuita e o espaço terá atrações gastronômicas, chopp gelado e muita música germânica.

No sábado, 7, o evento inicia com o desfile às 10h com a saída em frente a Weber Materiais Elétricos. E às 11 horas na Estação União acontece a abertura oficial que segue com várias apresentações de grupos da região. No domingo, 08, a programação inicia às 12h com a apresentações de grupos e de cantores.

Os horários dos Jogos Germânicos estão sendo definidos e serão divulgados durante o evento.

Sobre Stammtisch

Na cultura da Alemanha e Áustria o Stammtisch (“mesa cativa” em alemão) é um local de encontro reservado num bar ou num restaurante para um grupo de pessoas que se reúnem para beber, comer e conversar.

O termo Stammtisch é formado pela junção das palavras do alemão Stamm (em português tronco ou tribo) e Tisch, que significa mesa. Numa tradução literal, “mesa de tronco” ou “mesa da tribo”. O termo Stammtisch também é usado no sentido de uma mesa-redonda como plataforma de discussão.

O evento, no formato como é realizado no Brasil, não tem registro de que aconteça em qualquer outra parte do mundo. Originalmente, o evento, que foi concebido pelo publicitário e ex-colunista do Jornal de Santa Catarina, Horácio Braun, chamou-se de Encontro de Stammtisch e foi inserido, como sugestão do autor da ideia, na programação de comemoração dos 150 anos da cidade de Blumenau. A partir da terceira edição, em 2001, com o envolvimento de outros tipos de confrarias que não se constituiam em autenticos grupos de stammtisch, resolveu-se denominá-lo de “Strassenfest mit Stammtischtreffen”, que significa “festa de rua com encontro de stammtisch”. Com o passar dos anos, gradativamente passou a se chamar apenas de Stammtisch e a ser considerado uma “celebração à amizade”, tornando-se mais uma festa popular no Estado de Santa Catarina.

Entrou para o calendário de eventos da Santur (órgão oficial de turismo do estado de Santa Catarina) e da Secretaria de Turismo de Blumenau no ano de 2000.

 

PROGRAMAÇÃO

12h – Grupo Teatral e Coreográfico POIESIS do Colégio Casimiro de Abreu de Porto Vitória

12h15 – Estúdio de Dança Eva Beatriz Hasse de Paulo Frontin

(Flocos de Neve; Dança da Chuva; Jazz)

13h – Gabriela Roveda, cantora na Banda The Odatos LIVE

13h30 – Circo Escola Arlequim de União da Vitória

14h – Dupla Sertaneja Jair & Joel de União da Vitória

14h30 – Escola de Dança Futura Dance de União da Vitória

15h – Graziele Jacynto, cantora de União da Vitória

19h Zumba Alemã

20h Banda Brilho da Lua

 

Dia 8 de abril | Domingo

12h – Paulinho Kcheve – músicas diversas

13h – Grupo de Danças Evolution de Porto Vitória

(Dança alemã)

13h30 – Reverence Escola de Dança

13h35 – Studio de Dança MR

14 h Brilho da Lua

17h Banda do Instituto Grunenwald

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Câmara de Vereadores entrega homenagem ao Instituto Cultural Grünenwald

Próxima publicação

Jogos Escolares agitam União da Vitória