Fiquei entusiasmado ontem com o anúncio feito pelo prefeito Eliseu sobre os investimentos que serão realizados pela prefeitura no setor do turismo no município.
Inicialmente serão três milhões, mas a perspectiva é que o projeto fique ainda maior e contemple outras etapas num futuro próximo. O projeto inicial pretende integrar os pontos turísticos urbanos como o Morro da Cruz, o Balneário Santa Rosa, o Parque do Centenário e o Instituto Grünenwald.
Para isso acontecer, um teleférico ligará o Instituto Grunenwald, Morro da Cruz e Parque do Centenário. Uma tirolesa que terá início no topo do Morro do Cruz descerá para o Parque do Centenário. A estrutura que mais chama a atenção será o funicular (bondes que usam caminho de ferro para subir terrenos muito inclinados) ligando o topo do morro seguindo a Via Sacra.
Além destas estruturas um parque linear ocupará as margens dos rios Iguaçu e Pintado.
No Morro da Cruz está previsto ainda a implantação de novas trilhas para atividades como arvorismo, downhill e trenó de montanha. Também no morro serão construídos na parte alta mirantes, uma área comercial e estrutura com banheiros e bebedouros, além da estação funicular.
Os projetos estão em fase de licença ambiental e ajustes finais, mas as primeiras obras devem começar em breve.
RUMO À BRASÍLIA
Depois de 20 anos e cinco mandatos consecutivos, Tadeu Veneri (PT) que é natural aqui de União da Vitória, se prepara para deixar a Assembleia Legislativa do Paraná. Veneri, iniciou como deputado estadual em 2003 e assume em 01 de fevereiro uma cadeira na Câmara dos Deputados. Foi eleito deputado federal com 84.758 votos e espera-se que represente as necessidades da nossa região junto ao governo federal.
JÁ EM CURITIBA
O agora eleito deputado estadual Hussein Bakri (PSD) reassumiu a função como deputado estadual no último dia 03, na vaga deixada por Guto Silva (PP) que irá comandar a Secretaria de Estado do Planejamento.
Bakri exerceu a função de deputado estadual e de líder do Governo na Assembleia Legislativa até março de 2022, quando voltou à suplência em razão do prazo de desincompatibilização determinado pela Justiça Eleitoral.
Para a próxima legislatura, que inicia em 1º de fevereiro, Bakri foi eleito para seu terceiro mandato com 97.681 votos. O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) já anunciou que o deputado também vai reassumir a função de líder do Governo na próxima gestão.