• O evento foi divulgado para que todos os alunos pudessem participar

Uniguaçu e Sebrae lançam projeto Startup Garage

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Foi com o auditório lotado que na noite de quarta-feira, 4, a Uniguaçu, em parceria com o Sebrae, lançou mais um projeto piloto, o Startup Garage. Mais do que um incentivo ao empreendedorismo, o projeto capacitará e dará suporte aos acadêmicos na criação de novas ideias e negócios.

A Uniguaçu já é reconhecida nacionalmente pela educação empreendedora, tendo recebido vários prêmios em parceria com o Sebrae. É a única Instituição de Ensino que possui Ponto de Atendimento ao micro e pequeno empreendedor, também em parceria com o Sebrae. Tendo em vista seu histórico de atividades, o Startup Garage, vem para somar no desenvolvimento de União da Vitória e região.

O lançamento do projeto teve a presença do empreendedor Arthur Igreja, renomado no mercado de startups. Ele contou suas experiências em empreendimentos, ressaltando a importância do evento para motivar os acadêmicos na execução de novas ideias. “Eu acredito muito nisso, que o protagonismo está com as pessoas. A experiência não é mais uma questão de anos de idade, é o quanto você experimentou fazer as coisas”, conta.

Arthur Igreja é empresário, investidor anjo e professor da FGV, e tem experiência profissional e acadêmica em mais de 25 países. O jovem é proprietário da Disrupt Investimentos, sócio da aceleradora de startups Valley Connection, membro da rede de investimentos Curitiba Angels e criador da rede de investimentos West Angels. O empreendedor aconselha os jovens acadêmicos a terem atitude para empreender. “O meu conselho para os jovens é para que ele faça de forma mais intensiva um programa desse de startup, para viver essa realidade dura na prática. Porque startup tem que ter teoria, mas tem que ter a prática. A hora que nós olhamos essas startups incríveis, são pessoas com muita atitude. ‘Eu vou ser protagonista da minha história. Não vou ficar esperando o cenário melhorar ou uma oportunidade passar na minha frente’”, conta. “E eles estão vivendo um tempo onde é mais fácil empreender, onde o mundo é mais conectado”, acrescenta.

O programa Garage tem uma proposta de funil, sendo iniciado por 40 ideias. O processo, que terá duração de 6 meses, vai capacitar as equipes, dando suporte às ideias. Segundo Elisandro Ferreira, Coordenador de Tecnologia e Inovação do Sebrae de Pato Branco (PR), o suporte será dado desde a formação de ideias, da equipe, a introspecção de mercado, investimento e venda, com mentoria de quatro professores da Uniguaçu, além dos consultores que o Sebrae vai disponibilizar para dar apoio ao projeto. “No final, nós vamos ter duas startups de fato significativas, talvez, nós tenhamos mais, porém, a nossa ideia de fato é ter empresas transformadoras ao final desse processo”, comenta.

O evento foi divulgados para que todos os alunos pudessem participar. O incentivo ao empreendedorismo da Uniguaçu é repassado para todos os cursos, para isso, todas as graduações têm em sua grade curricular a disciplina de Empreendedorismo, reforçando a ideia de que todos podem criar oportunidades de negócios em todas as áreas de atuação. “Quanto mais multidisciplinar, mais rico vai ser a problematização de uma ideia para resolver uma grande dor do mercado consumidor. Esse é o grande objetivo do projeto”, reforça Ferreira.

A professora Marta Borges Maia, Diretora Geral da Uniguaçu, salienta a importância da parceria Uniguaçu/Sebrae na implantação do projeto dentro da Instituição. “Esse projeto dá mais força à nossa missão de transformação de realidades. A Uniguaçu já vem construindo há muito tempo esse pensamento e prática de que todos podem criar suas oportunidades. Não preparamos apenas nosso acadêmico para entrar no mercado de trabalho, mas, também, para criar um novo mercado de trabalho. E todos têm essa capacidade. Tenho certeza que saíram grandes ideias daqui”, finaliza a Diretora.

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