Unidades de Saúde terão horário estendido até às 19 horas para intensificação de vacinação em União da Vitória

1606 views
9 mins leitura

A Secretaria de Saúde de União da Vitória informa que a partir desta semana estará atendendo com horário estendido até às 19 horas para promover a intensificar da vacinação contra a Influenza e contra a Covid-19 no Município.

O atendimento em horário estendido será nas Unidades de Saúde Sagrada Família, Salete, Rocio, Josmar Babi, São Bernardo, São Gabriel, Cristo Rei e Limeira, em dias específicos.

“Pedimos à população que esteja apta para receber a vacina contra a Influenza e também a vacina contra a Covid-19 que aproveite o horário estendido e vá até Unidade de Saúde mais próxima da sua residência para receber as vacinas”, destacou o secretário de Saúde, Diego Train.

Tabela de atendimento estendido UBS Sagrada Família e Salete (Segunda a sexta-feira até às 19h); UBS Rocio e Josias Babi (Segundas, quartas e sextas-feiras até às 19h); UBS São Bernardo, São Gabriel, Cristo Rei e Limeira (Terças e quintas-feiras até às 19h).

Especialista reforça a importância de completar o ciclo vacinal contra a Covid-19

Mesmo com a sensação de aparente normalidade, a pandemia causada pelo novo coronavírus não acabou. Para se proteger da melhor forma contra o vírus só há uma saída: vacinação. É o que diz a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA-PR), Maria Goretti David Lopes. Durante um bate-papo no programa Assembleia Entrevista, da TV Assembleia, a especialista reforçou a importância de se completar o ciclo vacinal contra doença. A conversa com uma das responsáveis por planejar e promover a vacinação em todo o Paraná vai ao nesta quinta-feira (14), às 11 horas pela TV Assembleia.

Maria Goretti afirmou que, além de tomar as duas doses da vacina contra a Covid-19, a população precisa completar o ciclo para se proteger, recebendo todas as doses necessárias. “Quem tomou a primeira dose, precisa tomar a segunda, além das doses de reforço. Temos de retomar com fôlego a capacidade de convencer as pessoas da importância da vacinação. As vacinas protegem. Só tivemos a diminuição de casos, internamentos e óbitos por causa dela. As pessoas precisam acreditar que a vacinação evita tudo isso”, disse. Ela reforçou que todas as vacinas aplicadas no Estado são seguras e possuem o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A especialista lembrou ainda que o novo coronavírus está circulando, criando variantes e, mantendo assim, a sua capacidade de transmissibilidade. Por isso, ela reafirmou a necessidade dos pais levarem os filhos para se vacinar. “Precisamos ampliar a vacinação das crianças. Temos um contingente grande de crianças que não tomaram a segunda dose. É necessário sensibilizar as pessoas dessa importância. Temos uma estrutura completa. Toda a rede está pronta para aplicar as doses necessárias”, comentou.

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da SESA também recordou que o Estado possui a estrutura para vacinar a população contra outras doenças. Ela disse que só isso poderá impedir o ressurgimento de males que já estavam controlados, como é o caso do sarampo, que voltou a se espalhar depois de 2019. Além da importância da vacinação, Maria Goretti também tratou de doenças como a febre amarela, a dengue e a nova variante da varíola. A entrevista completa pode ser conferida na programação da TV Assembleia e nas redes sociais do Legislativo.

O Assembleia Entrevista estreou repaginado. Agora, o programa da TV Assembleia ouve pessoas da comunidade que se destacam por trabalhos e serviços que prestam à população. A atração, que vai ao ar às quintas-feiras, às 11 horas, com reprises ao longo da semana, tem como cenário o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.

 

OMS mantém pandemia da covid-19 como emergência internacional

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje (12), em nota, que a pandemia da covid-19 continua a constituir uma Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional. Segundo o Comitê de Emergência da OMS para a Pandemia, que se reuniu na sexta-feira (8), a covid-19 ainda atende aos critérios de um evento extraordinário que continua a impactar negativamente a saúde da população mundial.

O recente aumento da taxa de crescimento de casos em muitos países em diferentes regiões foi um dos motivos para a avaliação do comitê. Além disso, a avaliação é que a evolução contínua e substancial do vírus deve continuar de forma imprevisível, e que o surgimento e disseminação internacional de novas variantes do SARS-CoV-2 podem apresentar impacto ainda maior na saúde.

O Comitê de Emergência expressou, segundo o comunicado, “preocupação com reduções acentuadas nos testes, resultando em cobertura e qualidade de vigilância reduzidas, além de menos sequências genômicas sendo submetidas a plataformas de acesso aberto. Isso impede as avaliações das variantes atuais e emergentes do vírus e está se traduzindo em menor capacidade de interpretar tendências na transmissão e de ajustes em medidas de saúde pública”.

Mesmo com o alerta em relação à redução dos testes, foi registrado que os casos de covid-19 relatados à OMS aumentaram 30% nas últimas duas semanas, em grande parte impulsionados pelo Ômicron BA.4, BA.5 e outras linhagens descendentes e o levantamento das medidas sociais e de saúde pública. Esse aumento de casos estaria se refletindo em pressão sobre os sistemas de saúde em várias regiões.

Ainda segundo nota da OMS, existem incertezas em relação ao nível de prontidão dos sistemas de saúde já sobrecarregados para responder a futuras ondas da pandemia da covid-19.

O conjunto de Recomendações Temporárias emitidas pela diretoria-geral da OMS aos estados partes inclui alcançar maior cobertura vacinal possível da população de alto risco, entre pessoas com maior risco tanto de doença grave como de exposição à doença; apoio dos estados partes ao acesso global equitativo às vacinas; promover o uso de medidas de proteção efetivas individuais para reduzir a transmissão, como o uso de máscaras bem ajustadas, distanciamento e ficar em casa quando estiver doente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Estudo técnico do Morro da Cruz é apresentado durante encontro

Próxima publicação

Concurso de jingle CODEMA