Dois potentes jatos de água batizaram simbolicamente as primeiras aeronaves que partiram com voos de Curitiba para o União da Vitória inaugurando oficialmente, nesta terça-feira, 22, o programa Voe Paraná. O voo 5545 partiu às 12h15 com destino à Guaíra, na região Oeste. O 5555 foi para União da Vitória. Antes disso, uma aeronave saiu de Campo Mourão, no Centro-Oeste, rumo à capital.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior acompanhou a estreia no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, recepcionando os primeiros passageiros com destino ao Interior do Estado. Ele ressaltou o fortalecimento do desenvolvimento regional que o programa levará às regiões dos 12 municípios credenciados a integrar o Voe Paraná. “É muito importante para o Paraná devido ao potencial comercial e turístico do nosso Estado. Estamos conectando o Interior às principais cidades do País e, também, dando a oportunidade para o Brasil vir ao Interior do Estado, contribuindo com a economia regional”, afirmou o governador.
Ratinho Junior destacou, ainda, que o programa coloca o Paraná em um novo patamar, com o maior programa de aviação regional do País sob a coordenação da companhia aérea Gol, em parceria com a empresa Two Flex. “Demonstra que o Paraná está em um caminho inovador, com um novo fazer e um novo pensar. Buscando o desenvolvimento, você melhora a economia, e automaticamente amplia o número de empregos”, acrescentou.
União da Vitória volta a ter frequência de voos após 50 anos
Os quase 60 mil habitantes de União da Vitória podem a partir desta terça-feira, 22, chegar a Brasília, capital do País, em menos de quatro horas, praticamente o mesmo tempo de uma viagem de carro entre a cidade e Curitiba. A conexão aérea comercial recém-inaugurada recoloca o município no mapa da aviação brasileira, onde não aparecia desde a década de 1960.
Essa integração foi possível graças ao programa Voe Paraná, que conectou 12 cidades do Interior a Curitiba em voos semanais. É o maior programa de aviação regional da Gol no País. Os trechos são operados em parceria com a empresa de táxi-aéreo TwoFlex. Serão 67 voos semanais neste primeiro momento, com possibilidade de aumentar o fluxo em função da demanda.
As viagens de Curitiba para União da Vitória acontecerão às terças, quintas e domingos, às 12h15. Os voos de União da Vitória para Curitiba serão às 15h45. O tempo de duração é de apenas 55 minutos. O voo inaugural foi recebido pelo prefeito Santin Roveda. “É uma conquista para a cidade e para a região Centro-Sul. Ninguém acreditava. É um programa que propõe desenvolvimento regional e vai alavancar o turismo do Paraná. O intuito é que União da Vitória passe a constar no rol de destinos dos empresários de Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo”, afirmou.
“Estamos muito felizes de fazer parte da Administração Municipal em um momento como este para União da Vitória. É uma conquista de toda a sociedade. É mais desenvolvimento, mais emprego, mais negócios para o nosso município. Agradecemos ao nosso governador por ter olhada para União da Vitória”, afirma o vice-prefeito, Bachir Abbas.
O Governo do Estado e a prefeitura realizaram investimentos de R$ 2 milhões no Aeroporto Municipal José Cleto. O asfalto da pista recebeu recape e as instalações foram melhoradas para garantir mais conforto aos passageiros. O próximo passo é aumentar a pista para receber mais voos de outras companhias.
Segundo o deputado estadual Hussein Bakri, líder do Governo na Assembleia Legislativa, há um ganho de autoestima para a população local. “Nos anos 1950 três empresas faziam voos em União da Vitória. Em 1960 isso acabou. Quando o cidadão vê na tela do aeroporto o nome da sua cidade há um ganho imensurável de projeção”, afirmou. “O Voe Paraná fortalece o desenvolvimento regional do Estado e eleva a capacidade de crescimento das cidades contempladas”. Ele decolou no voo inaugural no Aeroporto Internacional Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba.
Secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, disse que a parceria com os municípios foi fundamental para o sucesso do projeto. “Renovou a autoestima de muitas cidades, ligando municípios que não tinham essa opção. São 500 mil passageiros a mais voando pelo Estado do Paraná. Isso significa mais conectividade, mobilidade e integração”, afirmou.
Quem também participou da primeira viagem foi o economista Inácio Pereira, 40, de Francisco Beltrão. Ele costumava fazer o trecho de ônibus ou carro, trajeto que dura pelo menos 6 horas. “Entendo que os voos agilizam os processos e contribuem no desenvolvimento de médio e longo prazo. Como cidadãos temos que usufruir dos serviços para consolidar essa linha aérea”, ponderou.
O presidente da Câmara de Vereadores de União da Vitória, Ricardo Adriano Sass, afirmou que a rota aérea recoloca a cidade no radar dos investimentos dos empresários. “A recepção foi muito boa entre todos os vereadores porque enxergamos a possibilidade de mais investimentos na região. Esse novo trânsito de empresários nos dará muita visibilidade”, destacou.
Salete Melo, presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro Sul do Paraná (Cacesul), acrescentou que a nova rota será um marco do desenvolvimento de municípios para um raio geográfico onde moram 900 mil pessoas. “Era uma reivindicação antiga e que finalmente foi concretizada. Há pelo menos 50 anos não temos rotas comerciais na cidade”, afirmou.
Salete também destacou a possibilidade de expandir o setor industrial de União da Vitória e o comércio da erva-mate e dos produtos derivados. O Paraná concentrou 87% de toda a produção de erva-mate do País em 2018. Das 393 mil toneladas, 345,09 mil saíram do Estado, especialmente da região Centro-Sul, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Podemos embarcar em União da Vitória às 15h45 e às 19h30 já pousamos em Brasília. Isso é um ganho muito grande de mobilidade e da busca pelo desenvolvimento, por recursos federais. Nós temos uma vocação florestal e um potencial enorme da erva-mate, somos os maiores produtores nacionais de erva-mate sombreada. Também temos inúmeros produtos derivados na gastronomia. Essa expansão possibilita a busca por mais qualificação dos nossos empresários nos grandes centros e abre a possibilidade dos nossos produtos alcançarem ainda mais mercados”, apontou a presidente da Cacesul.
Alberto Fajerman, assessor da presidência da Gol, confirmou que a companhia já vendeu aproximadamente mil passagens, com deslocamentos marcados até junho de 2020. “É a maior rede regional que a Gol faz no Brasil. O Paraná foi o Estado que mostrou o maior apetite para consolidar esse programa”, ressaltou.
Os avanços conquistados nos últimos meses consolidam o Paraná como uma das maiores redes do País em volume de decolagens domésticas por semana. O Estado é o terceiro maior mercado da Azul e o quarto para a Gol e para a Latam. Para ampliar as frequências, o governo reduziu a alíquota do ICMS da querosene de aviação de 18% para 7%.
NOVIDADE
A companhia Azul confirmou na segunda-feira, 21, a implatação do voo direto entre Guarapuava e o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). As passagens já estão à venda. A operação será, inicialmente, com um voo semanal aos sábados, a partir de 07 de dezembro.
Após os órgãos competentes certificarem o aeroporto paranaense para operações por instrumentos, a Azul tem a expectativa de ampliar sua oferta de voos com cinco operações semanais na cidade dentro de um prazo de 90 dias após essa homologação.
A companhia já operava em Curitiba, Maringá, Foz do Iguaçu, Londrina, Cascavel, Ponta Grossa, Pato Branco e Toledo. Com a inauguração da base, o Paraná iguala Minas Gerais no número de cidades atendidas pela Azul, ficando atrás apenas de São Paulo.
O Governo do Estado e a área acertam, ainda, os últimos detalhes para abrir a linha Umuarama-Curitiba. É a terceira nova rota dentro do Estado apenas neste ano. Assim que o aeroporto ficar pronto, ele será certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a intenção da companhia é começar a operação em até 60 dias.
LATAM – A Latam anunciou a abertura de 71 novos voos semanais no Estado no primeiro semestre. A frequência passou de 198 para 290 por semana, aumento de 17%. A companhia já operava outras rotas regulares em Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina e, agora, Maringá se transformou na quarta base paranaense, o que encerra uma espera de 11 anos.
BOX
Paraná tem a maior malha aérea regional da Gol do País
O programa Voe Paraná foi estruturado para incentivar a aviação regional no Estado. A Gol e a empresa de táxi-aéreo TwoFlex oferecem ligação aérea partindo e chegando a doze municípios que têm entre 32 mil e 155 mil habitantes. Foram contemplados Paranaguá, Arapongas, Campo Mourão, Francisco Beltrão, Paranavaí, Cianorte, Telêmaco Borba, Cornélio Procópio, União da Vitória, Apucarana, Guarapuava e Guaíra.
O programa opera com aeronaves Cessna Grand Caravan, com até 12 lugares (nove passageiros e três tripulantes). Nesta semana começaram a funcionar 67 voos semanais para dez cidades, mas até dezembro Apucarana e Guarapuava também ganharão voos semanais.
A Gol oferta 14 mil assentos por dia no Estado, 4º maior do País, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Entre as cidades de maiores destinos estão Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Foz do Iguaçu, Maringá e Cascavel. A companhia ainda conta com voos regulares para Londrina.