Depois de se destacar sendo o único Município da região que cumpriu os indicadores estabelecidos no Programa Saúde na Escola no ciclo 2021/2022, União da Vitória foi uma das cidades selecionadas para apresentar as ações desenvolvidas no Encontro Nacional do Programa Saúde na Escola (PSE) que acontecerá em Brasília no mês de dezembro.
A equipe responsável pelo programa em União da Vitória, será uma das três representantes do estado do Paraná, junto com a capital Curitiba e a cidade de Arapongas. No Encontro Nacional serão apresentadas as experiências e ações que foram realizadas dentro das Escolas e CMEIs de União da Vitória e que foram classificadas como Experiências Exitosas, e que se tornarão referência para outras cidades de todo o Brasil.
“Nós já desenvolvemos o Saúde na Escola desde 2015 e essa foi a primeira competência que só União da Vitória conseguiu atingir a meta em toda a região”, afirmou a coordenadora do Programa no Município, Andrea Grando, que comemorou o resultado que é fruto do trabalho desenvolvido em uma parceria entre a Secretária de Saúde e Educação.
“Além de atingir as metas estipuladas pelo Saúde na Escola, nós também alinhamos outros programas e ações, trabalhando com os alunos em um mesmo momento a saúde bucal, levantamento epidemiológico, antropometria, alimentação saudável e a pratica de atividades físicas, o que resultou em recebermos o título de Experiência Exitosa dentro do PSE”, ressaltou Andrea.
PSE
O Programa Saúde na Escola é uma política intersetorial realizada entre as Secretarias de Educação e de Saúde, onde diversas ações voltadas para a saúde são realizadas com os alunos da Rede Municipal de Ensino.
Dentro do PSE são desenvolvidas diversas ações, como combate ao mosquito Aedes aegypti; Promoção das práticas Corporais, da Atividade Física e do lazer nas escolas; Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos; Prevenção das violências e dos acidentes; Promoção e Avaliação de Saúde bucal e aplicação tópica de flúor; Verificação da situação vacinal; Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; Prevenção à Covid-19 e Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas.