União da Vitória e o bolo dos 114 anos do aniversário do município

/
377 views
4 mins leitura

União da Vitória, cidade sede da microrregião de grande parte do Sul do Paraná, um dos municípios com uma história das mais ricas do Estado, considerando as circunstâncias lamentáveis do Conflito do Contestado, rachada pela definição de seus limites com Santa Catarina em outubro de 1916,  comemora no próximo dia 27 de março de 2023, terça-feira próxima, 133 anos de emancipação política e administração, que foi concretizada como Porto União da Vitória, mas que cedeu grande parte de seu território com a criação do município catarinense de Porto União em 05 de setembro de 1917.

A divisão, contudo, não extinguiu a nossa história, cultura, a nossa memória, já que muitos cidadãos (as) da minha geração nasceram ainda paranaenses, caso de meu progenitor que nasceu, na atual colônia de Nova Galícia, em 1915, como paranaense.

Portanto, a comemoração de União da Vitória é também de Porto União. A Prefeitura de União da Vitória, atualmente sob o comando do empresário Bachir Abbas, tem programação extensa para a celebração da passagem dos 133 anos de instalação em 27 de março de 1989 do município de Porto União da Vitória, desde 1917 União da Vitória.

A TRADIÇÃO DO GIGANTESTO BOLO

A perversa pandemia da Covid-19 impediu que uma marcante iniciativa tomada na primeira gestão do prefeito Hussein Bakri tivesse continuidade: O BOLO, na Praça Coronel Amazonas.

‘UMA VISÃO NO PASSADO’

Na seção “Uma Visita o Passado’, publicada no jornal “O Comércio”, está o registro do bolo dos 114 anos de União da Vitória.

“Eleito no pleito de 2000, o prefeito Hussein Bakri, que atualmente, na condição de deputado estadual, exerce a função de líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa do Paraná, com o apoio de uma excelente equipe, não envidou esforços para desenvolver ações em todos os setores da administração municipal, mas com enfoque às atividades que visavam o envolvimento da população, entre os quais o projeto Prefeito com o Povo.

27 DE MARÇO – ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO

O aniversário era marcado – nas duas gestões de Hussein – 2001/2009 – num clima realmente festivo (com um bolo), com extensão dos anos de fundação do município, de União da Vitória, oficializado em 27 de março de 1890, com o seu território até 1916 abrangendo ainda os atuais municípios de Porto União, Irineópolis, Matos Costa e Calmon.

UM BOLO DE 114 METROS

Inesquecível para as quase 20 mil pessoas (de União da Vitória e também de Porto União, pois para a população tanto faz se o aniversário é do município paranaense ou do catarinense), foi a distribuição do delicioso bolo de 114 metros, confeccionado na Escola Oficina pela Secretaria Social, que tinha como titular a senhora Sandra Bogus.

O prefeito, sua esposa Rosane Bakri, ao lado do gerente da agência do Banco do Brasil, Moacir Roberto Ponsin (o BB patrocinou o bolo), lideraram, com o apoio de centenas de voluntários, a distribuição do bolo”.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Porto União sedia reunião de profissionais da educação da Amplanorte

Próxima publicação

Projeto Fênix e dia da beleza no Lar de Nararé, em União da Vitória