A Secretaria Municipal de Saúde de União da Vitória divulgou novas informações de acordo com as orientações repassadas pelo Ministério da Saúde. A partir desta semana foi reduzido o intervalo para a aplicação da dose de reforço (3ª dose) para 4 meses. Gestantes e Puérperas permanecem com intervalo mínimo de 5 meses para a dose de reforço.
Para as pessoas com imunossupressão que já foram vacinados com a dose adicional (3ª dose), poderão ser vacinados com a dose de reforço (4ª dose) 4 meses após a dose adicional.
Para maiores informações, as pessoas podem procurar diretamente a Unidade Básica de Saúde onde fizeram a aplicação das primeiras doses da vacina.
Intervalo entre as doses da vacina da Pfizer
O intervalo entre as primeiras e segunda doses da vacina da Pfizer passam a ser de 21 dias para a população com idade maior ou igual a 12 anos, informou a Secretaria de União da Vitória.
Desde a segunda-feira, 20, todas as Unidades Básicas de Saúde do Município já estarem aplicando a 2ª dose respeitando o novo intervalo. “Pedimos que as pessoas que já podem receber a 2ª dose, agora com o novo intervalo de 21 dias compareçam o quanto antes na UBS mais próxima da sua residência para completar o seu quadro vacinal” afirmou o secretário da saúde, Fernando Ferencz.
Para receber a vacina a pessoa deverá ir até a Unidade de Saúde onde recebeu a primeira dose, e apresentar a carteirinha de vacinação, cartão SUS, CPF e documento com foto. A vacinação será realizada em todos as Unidades de Saúde das 08h30 às 11h45h e das 13h às 16h30h.
Horário de atendimento das UBS´s no final de ano
A Secretaria de Saúde de União da Vitória informa a toda a população o horário de atendimento excepcional durante o recesso de final de ano.
A Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas ficará aberta durante todo o período de recesso, inclusive nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 01 de janeiro.
As Unidades Básicas de Saúde do município fecham no dia 24 de dezembro e retomam o atendimento no dia 05 de janeiro. Apenas as Unidades de Saúde Padre Mario Santo Granzotto, no bairro Nossa Senhora da Salete e Josmar Babi, no centro terão atendimento entre os dias 27 e 30 de dezembro e 03 e 04 de janeiro.
A partir do dia 05 de janeiro, todas as Unidades Básicas de Saúde voltam com o atendimento normal, das 08h às 12h e das 13h até as 17h.
Santa Catarina orienta para os cuidados nas festas de fim de ano
Com mais de 70% da população catarinense totalmente imunizada com as duas doses ou a dose única, o Estado se prepara para as festas de Natal, Réveillon e férias de verão. Neste mês, a SES divulgou a nota informativa n° 22 que traça recomendações sobre a adoção de protocolos de prevenção contra a Covid-19 durante os eventos, apontando que há mais de dez semanas nenhuma região do Estado vem sendo classificada nos níveis grave ou gravíssimo na Matriz de Avaliação de Risco e é natural que a sociedade busque retomar a rotina normal, mas que é preciso se alertar para a variante Ômicron.
“Nos últimos dias, a Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre a detecção de uma nova variante de preocupação. A recém-descoberta variante Ômicron levou rapidamente os países a promoverem ações de proteção e prevenção, como o fechamento das fronteiras e o retorno de medidas restritivas, enquanto aguarda por respostas definitivas sobre o real impacto que a Ômicron trará no enfrentamento à pandemia. É, portanto, fundamental adotar medidas gerais de prevenção”, resume a nota, a qual pode ser lida na íntegra aqui.
A Superintendência de Vigilância em Saúde manifesta na nota mais de 10 medidas gerais para prevenção/proteção contra a Covid-19, além de sinalizar o uso correto da máscara. Entre as medidas gerais estão a vacinação contra a Covid-19, o estímulo da dose de reforço, a importância de dar preferência a lugares bem ventilados e sem aglomerações, o distanciamento mínimo de um metro de outras pessoas ou grupo de pessoas, o uso correto da máscara e criar o hábito de ter uma máscara limpa extra, redobrar o cuidado durante viagens, em aeroportos, estações de ônibus, transporte público, postos, etc, higienizar as mãos com frequência e não compartilhar objetos pessoais.
A nota pede, ainda, que se priorize a utilização das máscaras N95, PFF2 ou similares.
O secretário da Saúde, André Motta Ribeiro, destacou que a vacinação nos permitirá um final de ano mais seguro, mas que toda atenção é importante. “Nós também recomendamos aos gestores municipais que os eventos ocorram com acesso de público vacinado ou com testagem negativa para Covid-19, seguindo o protocolo ‘Evento Seguro’. Precisamos estar alertas para que não ocorra aqui o que acontece na Europa. E, para isso, é importante o apoio de todos”, finalizou.
OMS
A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu às famílias que repensem o Natal face ao rápido avanço da variante Ômicron. “Um evento cancelado é melhor que uma vida cancelada”, afirmou o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Ele alertou para as aglomerações durante a época festiva que se aproxima, lembrando que elas podem levar a um “aumento de casos, à sobrecarga dos sistemas de saúda e a mais mortes” por covid-19.
“Todos nós queremos voltar ao normal. A forma mais rápida de conseguir passa pela tomada de decisões difíceis, por líderes, para defender a todos. Em alguns casos vai significar cancelar ou adiar eventos”, explicou Ghebreyesus em entrevista coletiva nessa segunda-feira.
“Um evento cancelado é melhor do que uma vida cancelada. É melhor cancelar agora e celebrar depois do que celebrar agora e lamentar depois”, afirmou.
Adhanom explicou que atualmente existem evidências de que esta nova variante está se dispersando significativamente, mais rápido” do que a estirpe anterior, a Delta, causando infeções em pessoas já vacinadas ou que se recuperaram da covid-19.
“É mais provável que as pessoas vacinadas ou recuperadas da covid-19 possam ser infectadas ou reinfectadas”, disse Tedros.onavc, Pfizer ou Astrazeneca passou para 4 meses