Unespar pode suspender calendário acadêmico na quinta-feira

138 views
2 mins leitura

O reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Antonio Carlos Aleixo, informou a direção superior da universidade que na próxima quinta-feira, 22, estará em pauta para votação em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) a suspensão do calendário acadêmico de 2018 a partir do dia 26 de março. A reitoria da Unespar justifica que proposta se deve ao fato de que, até o presente momento, o Governo do Estado do Paraná ainda não autorizou a liberação de 8.560 horas para a contratação de professores temporários, mesmo com o início das aulas em quatro dos sete campi que compõem a universidade.

Além disso, um suposto decreto estadual, ainda não publicado em Diário Oficial, datado de 16 de março de 2018, autoriza e estabelece um total de 36.729 horas para contratação de professores temporários, a serem divididas entre todas as sete Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES). Em seu texto, o decreto determina para a Unespar um total de 4.389 horas, ou seja, apenas 51% da carga horária mínima que a universidade necessita para o ano letivo de 2018. Pelo mesmo motivo, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) também suspendeu, na sexta-feira (16), o início do calendário acadêmico.

Segundo o reitor, a carência por essa carga horária temporária é motivada pela progressiva redução nos últimos anos, mediante aposentadoria, do quadro de docentes efetivos e de agentes universitários da instituição, sem que a reposição dos cargos tenha sido autorizada pelo governo estadual. Desta forma, a não liberação das 8.560 horas para contratação de docentes temporários coloca a universidade em uma situação ainda mais crítica que compromete e inviabiliza o seu pleno funcionamento.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Terceira parcela do imposto do IPVA no Paraná vence nesta semana

Próxima publicação

Paraná firma parceria com municípios para ensino rural