Três empresas disputam obra rodoviária em União da Vitória - DER/PR realizou nesta terça-feira (07) a sessão de abertura de envelopes de preços da obra de estabilização de taludes da PRC-466 em União da Vitória, região SuL -

Três empresas disputam obra que vai eliminar problemas rodoviários em União da Vitória

505 views
3 mins leitura

Trecho de rodovia com risco de queda de rocha será alterado e pistas serão deslocadas até base de talude, onde será executado muro de concreto. Prazo da obra é de seis meses.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) realizou nesta terça-feira (07) a sessão de abertura de envelopes de preços da obra de estabilização de taludes da PRC-466 em União da Vitória, região Sul. Foram três participantes, com propostas variando entre R$ 4.275.416,18 a R$ 4.659.284,68.

A obra prevê a adequação do maciço rochoso próximo à rodovia, que passará por detonações, cortes e escavações até se tornar um talude com inclinação segura, com duas banquetas (plataformas horizontais) e uma proteção com concreto projetado sobre tela em sua base. O local é conhecido na região como um ponto de queda de barreira, principalmente em períodos de chuvas, e atualmente está bloqueado para o tráfego de veículos pesados.

Agora a comissão de julgamento do DER/PR vai avaliar as propostas e publicar o resultado em Diário Oficial e no portal Compras Paraná, já convocando as participantes classificadas para a próxima etapa da licitação.

Além das melhorias para prevenir a queda de rochas, o segmento da PRC-466 no local será deslocado em cerca de cinco metros, ficando próximo ao novo talude e ajudando em sua estabilização. A rodovia terá duas pistas de rolamento de 3,60 metros cada, com faixas de segurança de 1 metro nos lados externos, uma ciclovia de 2,70 metros e um gradil para proteção dos pedestres do lado esquerdo da pista.

Tanto para o talude quanto para a rodovia serão executadas soluções de drenagem, entre elas dreno sub-horizontal em rocha, bueiros, sarjetas de concreto, valetas e drenos longitudinais. Entre a rodovia e o Rio Iguaçu serão implantados muros de gabiões, associados a valetas de concreto e descidas d´água.

Por último será refeita a sinalização horizontal e vertical do trecho. O prazo de execução da obra é de seis meses, após concluída a licitação e assinado o contrato.

A licitação é realizada na modalidade Concorrência Pública, em que o vencedor é definido pela proposta de preço mais vantajosa à administração pública e pela habilitação dos documentos exigidos em edital.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Governo autoriza curso de Direito da Unespar em União da Vitória

Próxima publicação

Vereadores de Porto União participam de Dia Mundial do Meio Ambiente