Em reunião realizada em Florianópolis, na manhã desta quarta-feira, 21, no gabinete do deputado estadual Antônio Aguiar, o secretário executivo regional Aloísio Francisco Salvatti, recebeu em mãos os documentos com pareceres favoráveis a transformação da 1ª Cia do 3º Batalhão da Polícia Militar do Estado, em Guarnição Especial de Porto União.
O pedido de Aguiar, realizado no mês de abril, justifica que Porto União está localizada em região de fronteira com o estado do Paraná, por isso, em razão da extensa margem de fiscalização e por se tratar de região com relevo facilitador de descaminhos, a Polícia Militar é fundamental para fiscalizar as diversas intercorrências.
Autonomia administrativa e operacional
O deputado destaca que a Companhia de Porto União já preenche todos os requisitos necessários para que seja transformada em Guarnição Especial, não gerando ao Estado qualquer investimento de ordem estrutural, uma vez que já existe organização administrativa com estrutura adequada. “Transformar em Guarnição Especial a PM de Porto União, proporcionará autonomia administrativa e operacional, viabilizando mais investimentos em recursos humanos, armamento e melhores viaturas”, destaca Aguiar.
Salvatti enfatiza que já tem os documentos em mãos com todos os pareceres favoráveis. “Recebi das mãos do deputado todos os documentos favoráveis para transformação da Guarnição Especial de Porto União. Fico muito feliz com mais essa importante conquista para região, nos dando mais autonomia e maior segurança”, frisa o secretário.
Os documentos favoráveis são do Coronel Comandante-Geral da PM, Paulo Henrique Hemm; secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Antônio Serpa; e secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba.