Trabalho da magistratura paranaense é reconhecido dentro e fora do estado

328 views
5 mins leitura

No mês de novembro, Juízas e Juiz do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) se destacaram em ações por todo o estado, e fora do país. A Juíza Vanessa Vilela de Biassio, da Comarca de Andirá, foi convidada para integrar o Centro de Investigação em Direito Penal e Ciências Criminais (CIDPCC), com sede em Lisboa.

Fundado em 2012, o Centro é uma unidade de investigação do Instituto de Direito Penal e Ciências Criminais (IDPCC), que tem como entidade de acolhimento a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. É referência em estudos relacionados ao Direito, Medicina, Ciência Política, Psicologia e Matemática, em um projeto de interdisciplinaridade.

A magistrada já iniciou as atividades de pesquisa, com perspectiva de apresentação de trabalho para o primeiro semestre do próximo ano. “Defendi minha tese de doutoramento no dia 7 de maio deste ano, na mesma universidade, quando fui aprovada com distinção, sob orientação da Dra. Maria Fernanda Palma”, acrescentou a Juíza. Além dela, apenas outro brasileiro compõe o grupo de investigadores, presidido pela Professora Dra. Palma.

 

Homenagens da Assembleia Legislativa do Paraná

Em reconhecimento ao trabalho em relação à Infância e Juventude, a Juíza Cláudia Catafesta, da Comarca de Londrina, recebeu uma menção honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A magistrada coordenou diversos projetos de atendimento integral aos adolescentes e familiares e reduziu o número de processos na Vara de Adolescente em Conflito com a Lei.

Cláudia Catafesta, ao receber a honraria, destacou o papel dos filhos na motivação do trabalho: “Tenho dois filhos londrinenses e é por eles, por uma sociedade melhor para eles, para mim, para nós, para todos que eu decidi sair do gabinete, fazer meu trabalho, fazer o que está na minha função constitucional, para além dela”.

O Juiz Carlos Mattioli, da Comarca de União da Vitória, também se destacou na área de Infância e Juventude, e foi homenageado pela Alep. O magistrado tem papel fundamental em projeto de combate a evasão escolar, que vai além da permanência das crianças e adolescente nas escolas: “É preciso buscar o envolvimento de instituições e de toda a sociedade. A homenagem é uma grande honra para toda a nossa equipe”, agradeceu na cerimônia.

Além de dedicar a atenção ao projeto, Mattioli valoriza a interação com a comunidade local para a prestação jurisdicional.

 

Ação interinstitucional  

Na Comarca de Santa Isabel do Ivaí, a Juíza Natalia Calegari Evangelista presidiu reuniões de identificação das potencialidades e vulnerabilidades da rede de proteção à infância e à mulher. O objetivo era possibilitar parcerias com o Poder Executivo para desenvolver e aplicar medidas socialmente úteis nas Varas de Infância e Juventude, Família e Criminal.

Participaram do evento Secretários Municipais da Saúde, Educação e Assistência Social das cidades de Santa Isabel do Ivaí, Planaltina do Paraná e Santa Mônica; a 9° Equipe Regionalizada de Atendimento Multidisciplinar, representada pelo assistente social Anderson Quintino Martins; o Promotor de Justiça Dr. Rafael Guerra Acosta; os Secretários municipais e técnicos especializados e assistentes sociais, psicólogas e pedagogas das respectivas Secretarias.

Durante a reunião, discutiu-se a retomada gradual dos programas que já eram desenvolvidos e a readequação destes ao período pós-pandemia. Por fim, reforçou-se entre os presentes a importância do diálogo institucional permanente com vistas a tornar mais eficiente a prestação jurisdicional e a possibilitar maior ressocialização dos jurisdicionados.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

União da Vitória receberá medidores inteligentes da Copel

Próxima publicação

Workshop de Danças Urbanas em União da Vitória