TJPR firma convênios com universidades para preservação de processos históricos

135 views
1 min leitura

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) acaba de firmar convênios com duas universidades para preservação e tratamento arquivístico de processos criminais arquivados até 1984 em dez comarcas.

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) ficará responsável pelos processos de União da Vitória, e a Universidade Estadual do Centro-Oeste, pelos de Prudentópolis, São João do Triunfo, São Mateus do Sul, Teixeira Soares, Irati, Imbituva, Castro, Rio Negro e Palmeira.

As duas instituições terão de zelar pela integridade física do acervo; realizar o tratamento de conservação preventiva; promover o acesso ao instrumento de pesquisa, via internet; permitir que o Tribunal, a qualquer tempo, fiscalize e tenha acesso ao bem, entre outras obrigações.

O objetivo dessa parceria com as universidades é tornar acessível uma parte da memória que hoje se encontra arquivada e distante da população. Como os convênios são gratuitos, o Tribunal de Justiça não terá custos com a realização desses reparos. Além disso, será uma grande oportunidade de difusão da história e da cultura do Judiciário estadual paranaense.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Governo revoga edital que cortava horas aulas para contratação de professores

Próxima publicação

Richa anuncia desincompatibilização do Governo do Estado