Sisu 2023: inscrição começa nesta segunda; saiba como funciona

199 views
3 mins leitura

As inscrições para o segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram abertas nesta segunda-feira, dia 19, e encerram no dia 22 de junho. Os interessados em ingressar no ensino superior podem se inscrever por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.


O resultado da seleção será divulgado no dia 27 de junho. A classificação dos estudantes será baseada nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. As matrículas dos selecionados deverão ser realizadas entre os dias 29 de junho e 4 de julho.
O Sisu é um programa do Ministério da Educação que reúne as vagas disponibilizadas por instituições públicas de ensino superior de todo o país, sendo a maioria delas de instituições federais, como universidades e institutos.
As vagas são abertas semestralmente através de um sistema informatizado que realiza a seleção dos estudantes com base nas notas do Enem, de acordo com as opções feitas pelos candidatos inscritos. É importante ressaltar que o candidato não pode ter tirado nota zero na redação.

Caso o candidato não seja selecionado para nenhuma das duas opções de curso, ele ainda pode participar da lista de espera e concorrer a uma vaga remanescente. Para isso, é necessário manifestar interesse em participar da lista entre os dias 27 de julho e 4 de julho. A convocação dos candidatos em lista de espera será realizada pelas próprias instituições a partir de 10 de julho.
As vagas oferecidas também são distribuídas de acordo com a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012), que determina que as instituições federais de ensino superior reservem, no mínimo, 50% das vagas de cada curso e turno para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Metade dessas vagas é destinada a estudantes com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita.
As instituições podem adotar suas próprias políticas e ações, como reservas de vagas e aplicação de bônus na nota dos candidatos que se enquadrem em determinados perfis indicados pela instituição. O Sisu realiza o cálculo automático, de acordo com as especificações da instituição, e gera uma nova nota para os candidatos.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Enem tem mais de 4,6 milhões de pré-inscrições

Próxima publicação

Visando alimentação saudável, governo quer mudar itens da cesta básica