Para conscientizar a sociedade sobre problemas sociais, econômicos, ambientais e políticos causados por padrões de produção e consumo excessivos, desde 2009 o Ministério do Meio Ambiente celebra em 15 de outubro o Dia do Consumo Consciente. Consumir de forma consciente é uma proposta alinhada aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU, especificamente o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis).
Na data, 29 unidades do Sesc PR serão postos de coleta. Na cidade de União da Vitória estará sendo recebido lixo eletrônico e eletroportáteis. Os materiais coletados serão repassados a instituições e empresas comprometidas com a destinação adequada, evitando a contaminação no meio ambiente e promovendo a reciclagem quando possível.
Segundo informou Gerente Executivo do Sesc de União da Vitória, Alexandre Otaviano, poderá ser descartado, “qualquer equipamento, que não possua bateria ou pilha (pois são itens que essa empresa especificamente não recebe). Exemplos: Computadores; Liquidificador e similares; Tablets; Monitores; Teclados; Impressoras; Câmeras Fotográficas; Aparelhos de Som; Lâmpadas Eletrônicas – LED; Televisores; Fogão; Micro-ondas; Rádios; Telefones e Carregadores”, explicou.
Live
Além da ação simultânea com pontos de coleta para o descarte, a live “Dia do Consumo Consciente – Água e Energia” será realizada no dia 15 de outubro, às 19h, pelo canal do Sesc PR no Youtube, voltada à conscientização de uso de água e energia elétrica.
Participam do debate on-line a superintendente da Coordenação de Sustentabilidade Empresarial e Governança Corporativa da Copel, Luisa Cristina Tischer Nastari; o superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu, Ariel Scheffer da Silva, e o engenheiro civil João Samek, que atua na Gestão de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas e Divisão de Proteção de Mananciais do Instituto Água e Terra (IAT). A live será mediada pela coordenadora da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG), Claudia Colpi.
Copel oferta bônus para troca de 25 mil kits de lâmpadas
Iniciou ontem, 13, a última etapa do projeto Trocou, Economizou, realizado pela Copel para oferta de bônus na troca de eletrodomésticos, a fim de tornar mais eficiente o uso da energia elétrica nas unidades consumidoras atendidas pela distribuidora. O projeto, que já proporcionou a troca de mais de 21 mil eletrodomésticos, desta vez oferece desconto em um kit com sete lâmpadas LED, vendido exclusivamente para a substituição da mesma quantidade de lâmpadas incandescentes, halógenas ou fluorescentes, que consomem mais energia.
O projeto é executado pela rede varejista Lojas Colombo, vencedora da concorrência promovida pelo Programa de Eficiência Energética da Copel. As lâmpadas estarão à venda apenas nas lojas físicas da rede, e ficam disponíveis enquanto durar o estoque em cada localidade. Ao todo, são 25 mil kits de lâmpadas disponíveis.
No ato da compra, será necessária a entrega das lâmpadas usadas, em funcionamento. Valerão as incandescentes ou halógenas com potência mínima de 40 watts, e fluorescentes compactas de, no mínimo, 20W. Também será solicitada a apresentação de uma conta de luz, impressa ou digital, e de um documento que comprove a identidade do responsável pela fatura, como RG ou carteira de motorista. Para participar, a unidade consumidora não pode ter débitos pendentes com a Copel.
O kit contém cinco lâmpadas de 8 watts e duas lâmpadas de 6 watts, e será vendido ao preço de R$5, em compras limitadas a cinco kits por unidade consumidora. O projeto também tem disponíveis cerca de mil bônus para a troca de aparelhos de ar condicionado antigos, de janela, por um modelo split com capacidade de 9 mil BTUs e tecnologia inverter.
O gerente de Inovação Diego Munhoz, responsável pelo projeto na Copel, orienta sobre os cuidados básicos para garantir o distanciamento social ainda necessário. “A troca deve ser feita pela pessoa titular da conta de luz. Então, sugerimos que a visita à loja seja feita por apenas este membro da família, tomando todos os cuidados que a pandemia ainda exige, incluindo o uso de máscara”, comenta.
Todos os equipamentos antigos entregues na troca são encaminhados para o descarte ambientalmente correto. O projeto já destinou para reciclagem, portanto, 21 mil geladeiras de uma e duas portas, freezers e ares-condicionados, além de 147 mil lâmpadas que acompanharam as vendas, em kits como estes que agora serão vendidos de forma avulsa.
Esta etapa do projeto prevê, ainda, a oferta de um curso online sobre eficiência energética, com noções básicas de gestão do consumo de energia, fontes geradoras e composição tarifária, entre outros tópicos. O curso é gratuito e tem carga horária de 2 horas, com emissão de certificado aos participantes.
“Estas são informações importantes para toda a sociedade, principalmente neste momento de grave estiagem que estamos atravessando. É uma formação rápida, mas bastante relevante para gestores públicos, privados e do terceiro setor, além de estudantes, síndicos condominiais, e mesmo para quem quer controlar melhor o consumo em casa”, aponta Diego.
PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DA COPEL
O Programa de Eficiência Energética da Copel completou 20 anos de atividades, sob regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Neste período, mais de R$ 530 milhões foram investidos para a redução dos desperdícios de energia elétrica em todos os municípios atendidos pela distribuidora. O programa realiza chamadas públicas regularmente, e atualmente incentiva projetos que beneficiarão 11 hospitais, 275 instituições de ensino e 27 mil pontos de iluminação pública, com um consumo de energia mais eficiente.
Consumo Consciente
Confira algumas dicas para evitar desperdício e economizar luz e água:
– Coloque lâmpadas de LED em casa. Elas são mais econômicas que as normais;
– Desligue o chuveiro quando estiver se ensaboando. Chuveiro consome muita energia e água ao mesmo tempo;
– Tome banhos curtos. O ideal é ter banhos de até 10 minutos, de preferência na posição ‘verão’;
– Abra as janelas para a luz do sol entrar e apague as lâmpadas. Durante o período da manhã, não é preciso acender as luzes.;
– Desligue os equipamentos antes de sair de casa. Aparelhos em stand-by também consomem energia e o melhor é tirar da tomada;
– Pense no que vai pegar antes de abrir a geladeira. Toda vez que a porta se abre, o ar frio escapa e o motor tem que trabalhar de novo;
– Coloque a geladeira longe do fogão e não deixe exposta ao sol. Fontes de calor fazem o equipamento trabalhar mais;
– Verifique se as borrachas de vedação da geladeira estão boas. Prenda uma folha na porta. Se ela sair com facilidade, as borrachas precisam ser trocadas;
– Não guarde alimentos quentes na geladeira. O calor força o utensílio doméstico a trabalhar e isso consome mais energia;
– Desligue a chave geral quando ficar fora. Esvazie a geladeira e desligue tudo para não ter nenhum consumo de energia;
– Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes. Se você deixa aberta, muita água vai para o ralo à toa;
– Tire o videogame da tomada quando não estiver jogando. Tanto console quanto a televisão podem ser desligados após o jogo; e
– Jogue fora extensões e benjamins. Ligar muitos aparelhos na mesma tomada é perigoso e desperdiça energia.
Veja mais dicas no site: www.gov.br/pt-br/campanhas/consumo-consciente