Senac oferta curso de e-commerce gratuito para auxiliar empresas durante a pandemia no Paraná

118 views
10 mins leitura

Diante das dificuldades enfrentadas pelas empresas durante a pandemia e a necessidade de retomada da economia, o Senac PR está apoiando o desenvolvimento do comércio digital no Paraná. Para isso, 32 Unidades de Educação Profissional e Tecnológica do Estado ofertarão o curso gratuito “E-commerce: Vendendo no Comércio Eletrônico”. No total, são 1.500 vagas para trabalhadores de empresas do comércio de bens, serviços e turismo nas áreas de atuação do Senac PR.

Essa formação totalmente gratuita de comerciários faz parte do Programa Senac de Gratuidade (PSG), destinado a pessoas e trabalhadores de baixa renda. Assim, para participar é preciso também atender aos critérios do programa, que tem como pré-requisito renda familiar per capita (soma da renda de toda a família, dividida pelo número de integrantes) até dois salários mínimos federais.

“Neste momento difícil para todos, inclusive para o setor produtivo, o Senac Paraná traz a sua contribuição para os empresários do comércio. Com a necessidade do isolamento social e até do fechamento das lojas em alguns momentos, as empresas tiveram que migrar para as vendas virtuais, mas nem todas tinham estrutura e pessoal qualificado para isso. Neste sentido, o curso de E-commerce do Senac será de grande ajuda, especialmente para os pequenos e médios negócios, que precisam se adequar aos canais digitais para continuar vendendo”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana.

Os participantes serão indicados pelas empresas filiadas aos Sindicatos Empresariais vinculados à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) ou à Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG) da Fecomércio PR. A empresa interessada em qualificar seus funcionários deve entrar em contato com o Sindicato Patronal de sua cidade ou região ou com a CMEG local.

Sobre o curso de e-commerce do Senac

Do dia para a noite, o mundo se abrigou em casa. A vida em sociedade mudou radicalmente e os modelos de negócios também. O varejo teve que se reinventar em pouquíssimo tempo para atender às demandas de consumo da população em isolamento e superar o fechamento de suas lojas físicas. A pandemia intensificou o uso dos canais digitais. Com todos recolhidos na segurança do lar, as atividades presenciais foram substituídas pelas virtuais, inclusive a aquisição de produtos e serviços. Levantamento virtual realizado com mais de 1,7 mil entrevistados pela plataforma de inteligência e pesquisa NZN Intelligence revela que 71% dos brasileiros pretendem aumentar o volume de compras on-line.

O curso de e-commerce do Senac Paraná tem como objetivo auxiliar as empresas a estruturarem estratégias de vendas no comércio eletrônico. A formação tem carga horária de 42 horas e as turmas iniciam em 3 de agosto. As aulas serão realizadas de forma remota, ao vivo, com o uso de tecnologias digitais, o que permitirá a completa interação dos alunos e contextualização para a realidade e necessidades do comércio local, além da troca de experiências entre os participantes. As turmas serão ministradas por instrutores do Senac Paraná, capacitados para o ensino remoto, a fim de trazer ao aluno a melhor experiência de aprendizagem digital.

O curso inclui conteúdos sobre legislação específica do comércio eletrônico, modalidades de e-commerce, marketing digital, ações de marketing direcionadas para lojas virtuais (buzz marketing, marketing viral e de oportunidades, análise de e-mail marketing e newsletter, uso de ferramentas gratuitas), otimização em buscadores (Search Engine Optimization – SEO) e o uso das técnicas de UpSell e Tripwire, feedback dos usuários, comunicação visual eletrônica e monitoramento através de métricas e indicadores de desempenho.

“É um curso bastante completo e prático, que possibilita com que o participante esteja preparado para implantar ou aperfeiçoar as estratégias do comércio digital de sua empresa diante do novo contexto trazido pela pandemia, que intensificou as vendas pela internet”, explica a diretora da Divisão de Educação e Tecnologia do Senac PR, Denyze Cristina Lorenzon Rückl.

O curso de E-commerce é o primeiro de uma série de formações que compõem a Trilha do Comércio Digital, que será lançada em setembro pelo Senac PR.

Para o Gerente de Novos Negócios do SPC Brasil, Renato Pavone, quando observamos tudo que vem acontecendo, obviamente lamentando a tragédia causada pela pandemia, é perceptível que estamos experimentando novas formas de fazer as coisas que fazíamos antes, apenas de uma forma diferente, é o que chamam de “novo normal”. “Nos últimos quatro meses passamos por enormes avanços e transformações na sociedade, apoiados, principalmente, por tecnologias que já estavam ao nosso alcance. As pessoas e as empresas passaram a se relacionar de forma intensa pelos aplicativos de videoconferência e mensagens; empresas aderiram ao home office e ao comércio eletrônico; passamos a ter acesso à saúde por telemedicina; negócios sendo realizados por contratos eletrônicos, enfim, é provável que muitos anos tenham sido adiantados no que diz respeito ao processo de transformação e inclusão digital”, comenta.

De acordo come ele é compreensível que todas essas mudanças gerem certa insegurança sobre como conviver com esse novo ambiente mais digital, no entanto, no Brasil, a tecnologia da certificação digital, que ficou de certa forma adormecida ou com pouca evidência, agora tem feito cada vez mais parte do nosso dia-a-dia.

“Para quem está embarcando nessa tecnologia, cabe esclarecer que se trata de uma forma de realizar transações no mundo digital de forma muito segura e confiável. Toda vez que alguém utiliza seu certificado digital para interagir virtualmente, garante-se saber exatamente quem está do outro lado do computador ou do smartphone graças aos procedimentos utilizados para fornecer a qualquer cidadão ou empresa sua identidade digital”, completou.

Para Pavove com absoluta certeza, o “Brasil mais digital” chegou para ficar e passaremos a experimentar um mundo com menos burocracias e menos filas para consultar uma simples informação, por exemplo. Teremos um país mais produtivo e eficiente certamente. “A certificação digital está prevista nas legislações brasileiras e garante a segurança jurídica para digitalização de uma série de negócios feitos no ambiente físico. Com essa tecnologia, não há necessidade de reconhecer firma em um cartório, as empresas podem assinar documentos, contratos, realizar novos negócios com máxima confiança e segurança”, diz.

SERVIÇO

Curso E-commerce: Vendendo no Comércio Eletrônico – 42h

Formato: Aulas remotas, com o uso de tecnologias

Início das aulas: 3 de agosto

Investimento: Gratuito

Pré-requisitos: Renda familiar per capita de até dois salários mínimos

Vagas: 45 por turma – 1.500 vagas no total

Inscrições:

Trabalhador: O funcionário do comércio interessado em participar precisa ser encaminhado por sua empresa.

Empresas: As empresas interessadas em qualificar seus funcionários deverão entrar em contato com o Sindicato Empresarial filiado à Fecomércio PR ou Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG) de sua cidade ou região.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Acompanhe a pauta da 28ª Sessão Virtual

Próxima publicação

Prefeitura divulgará lista dos candidatos a Bolsas de Estudos em agosto