Semana do Meio Ambiente com várias ações nas cidades

371 views
9 mins leitura

O Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA) realiza no dia 8 de junho um grande evento contando com diversas atividades e parcerias.  Estas ações têm como com objetivo de sensibilizar a população de Porto União sobre a importância da preservação do meio ambiente e atendem a uma das ações propostas no Projeto de Educação Ambiental do Conselho Municipal de Meio Ambiente. Veja as atividades no Box.

A Campanha de Coleta de Pneus realizada no mês de maio pela Vigilância Ambiental de União da Vitória recolheu um total de 739 pneus velhos ou em desuso no Município.

A ação tinha o principal objetivo de diminuir o acúmulo de pneus que são um dos principais criadouros do mosquito Aedes Aegypti e também fazer o descarte correto dos pneus que poderão ser reaproveitados como fonte de energia ou matéria prima para a indústria

A coleta desta vez aconteceu em dois pontos do município, um no CTG e outro no distrito de São Cristóvão e a estratégia deverá ser repetida nas próximas ações de coleta

Já o Escritório Regional do Instituto Água e Terra (IAT) do Paraná em alusão à Semana Mundial do Meio Ambiente, promove uma campanha para recolhimento de lixo eletrônico. Equipamentos que não têm mais utilidade para as pessoas podem ser destinados de forma adequada entre os dias 30 de maio e 03 de junho, no escritório na Rua Quintino Bocaiuva, 12 – Centro do município.

A ação tem o objetivo de chamar a atenção para a logística reversa desses equipamentos, política que está em fase de implantação no Estado do Paraná pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).

“É uma campanha muito importante e esperamos que toda a população possa contribuir com esse cuidado ao meio ambiente. O lixo eletrônico, se depositado de maneira errada, como em aterros sanitários, oferece muitos danos como poluição, degradação do solo e da água, o que prejudica todos os paranaenses”, destacou o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza.

A campanha visa evitar que esses equipamentos sejam depositados na rua ou lançado em terrenos baldios, áreas de bota fora ou ainda encaminhados para aterros. “Estes resíduos, além de possuírem componentes com valores agregados, como alumínio e outros, também possuem substâncias tóxicas”, explicou o diretor de Políticas Ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto.

A destinação adequada do material recolhido durante a semana será feita por instituições parceiras do IAT, que atuam em atendimento às políticas públicas de resíduos sólidos. Uma das parceiras é a Green Eletron, entidade representativa do setor de eletroeletrônicos. Ela será responsável por coletar os resíduos em 16 Escritórios Regionais do IAT.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) define logística reversa como um instrumento para viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

 

Os resíduos de eletroeletrônicos são divididos em quatro categorias, de acordo com a sua composição:

Linha Branca: geladeiras, freezers, máquinas de lavar, fogões, condicionadores de ar, microondas e afins;

Linha marrom: TV’s, DVD’s, CD’s, aparelhos de som e demais aparelhos de projeção e som;

Linha Azul: pequenos eletrodomésticos como batedeiras, secadores, liquidificadores, ferros de passar e afins;

Linha verde: microcomputadores, laptops, celulares, tablets e afins.

 

Em Santa Catarina a Semana do Meio Ambiente, terá comemoração especial. A Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), a Secretaria Executiva do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente (IMA) apresentam programação para divulgar ações de conscientização voltadas à preservação dos recursos naturais.

“Será uma semana repleta de ações para lembrar que defender o meio ambiente é uma responsabilidade de todos, seja da administração pública, com implemento de ações, parcerias e instrumentos de gestão que garantam o desenvolvimento sustentável com controle ambiental, seja por nossas ações enquanto cidadãos. É sempre um momento para consolidar a nossa união e reforçar o trabalho que temos feito com responsabilidade em prol do meio ambiente”, destacou o presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto.

“O Dia Mundial do Meio Ambiente tem o objetivo chamar a atenção para uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais do planeta. Todos nós, tanto agentes públicos, quanto privados ou como sociedade civil, podemos fazer a nossa parte. E nosso objetivo nesta semana é justamente ampliar este diálogo e promover a conscientização ambiental por meio de ações e iniciativas que mesmo que pequenas têm um grande significado ambiental”, avalia o secretário Executivo do Meio Ambiente, Leonardo Porto Ferreira.

O dia 5 de junho foi instituído Dia Mundial do Meio Ambiente pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente.

 

Atividades que serão desenvolvidas no evento:

  • Recolhimento de resíduos eletroeletrônicos e pilhas – Green Eletron;
  • Recolhimento de lâmpadas fluorescentes – Reciclus;
  • Plantio e distribuição de mudas de árvores nativas – IMA/SC em parceria com Rotary Club;
  • Atividade de adoção de cães – Secretaria de Agricultura;
  • Coleta de óleo usado e orientação sobre o descarte correto – Iguaçu Ambiental;
  • Jogos educativos e orientação sobre o consumo consciente de água – Sanepar;
  • Divulgação e orientação sobre descarte correto de resíduos sólidos –Meioeste Ambiental;
  • Entrega de panfletos, e divulgação de trabalhos realizados pela Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Secretaria da Cultura;
  • Distribuição de pipoca, brindes e divulgação de cursos – SENAI;

Além destas atividades, a Polícia Militar Ambiental irá realizar palestras relacionadas ao Meio Ambiente junto ao CRAS Vice King e CRAS Bela Vista.

Apoio: Entidades citadas acima e Grupo Hobi.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Quase 3 mil pessoas faltaram a consultas com especialistas em União da Vitória em 2021 e 2022. Prejuízo passa de R$132 mil reais aos cofres públicos

Próxima publicação

União da Vitória adquire 2 novos ônibus para a educação em investimento de quase 800 mil reais