Os programas da Secretaria de Agricultura possibilitam ao homem do campo a aquisição de produtos e serviços com preço muito inferior ao comercial. A entrega de calcário é um desses benefícios.
São 5 mil toneladas disponíveis e cada produtor pode receber até 11 toneladas, pagando o valor do calcário direto na mina. O transporte da mina até Bituruna e em seguida até a propriedade é subsidiado pela Prefeitura de Bituruna, gerando uma economia de até 60% do valor comercial.
A distribuição de aveia também já está sendo realizada em 2018. 300 agricultores serão beneficiados e os interessados devem comparecer na Secretaria de Agricultura, que fica na Prefeitura de Bituruna, e realizar seu pedido. Cada produtor tem direito a um saco de 40kg, no valor de R$ 13,50.
A assistência técnica é outra atividade oferecida ao homem do campo. Além de orientações para o manejo de hortaliças, morango, pinhão e outras culturas, é realizada a inseminação artificial, contemplando rebanhos de 80 produtores de leite.