São Mateus do Sul

/
113 views
3 mins leitura

O deputado Emerson Bacil (PSL), conseguiu aprovar o projeto de lei sua autoria que insere no calendário oficial de eventos do Estado do Paraná a festa Expomate, a ser comemorada anualmente no dia 21 de setembro, na cidade de São Mateus do Sul.
A festa está chegando na sua 15ª edição e reúne produtores de mate e pecuaristas da região, e ainda conta com gastronomia, corrida de tratores e shows nacionais.

QUANDO SERÁ??
Há mais de duas décadas participei do CODETUR, Conselho de Desenvolvimento do Turismo de União da Vitória. Agora, tenho a oportunidade de voltar a participar de um Conselho de Turismo, desta vez do Contur, no município de Porto União.
Mas vejo que apesar de boas iniciativas como a ATEMA, que reúne restaurantes, bares, hotéis, entre outras empresas que querem ver o desenvolvimento do Turismo e desenvolvem ações para tal, não há uma confiança de que o turismo possa se tornar algo viável em nossa região. As pessoas tem dúvidas, até mesmo algumas que trabalham na área. E então pergunto? Na época do CODETUR haviam diversas ideias que haviam se transformado em projetos. Pois bem, quase nenhuma sobreviveu, lembranças de uma Rota das Cachoeiras em União da Vitória sobrevivem sem muito alarde. Tivemos um trem andando nos trilhos, que acabou. Mas e então? O que faltou, quais foram os erros cometidos, quem não fez a sua parte?
Hoje vejo entidades muito mais organizadas, vejo projetos no forno com muito mais planejamento, investimento e pessoas com vontade que estes projetos dêem certo. Vejo a política como coadjuvante, não como autora dos projetos. Mas ainda falta a confiança, falta o dar a cara para bater, falta ser mais, falta fazer diferente.
E é isso que falei esta semana para uma pessoas que está envolvida em um destes novos projetos de turismo.
Por que temos que fazer igual ao que tem lá fora? Porque não podemos transformar e criar algo nosso, original? Deixo a pergunta.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Irmãs???

Próxima publicação

Mente dependente dos celulares