O ex-prefeito Santin Roveda fará nos próximos dias 17 e 23, em União da Vitória e Curitiba, o lançamento do seu primeiro livro “O Compromisso de Inovar” que traz as experiências na gestão de 2017-2020 na administração de uma das principais cidades polo da região sul do Paraná. “Acredito que novas perspectivas são o melhor catalisador da inovação em todas as áreas da atividade humana, portanto, resolvi inverter o enquadramento pelo qual olhamos normalmente para a política”, disse Santin Roveda que desenvolveu uma série de programas e plano de obras sem precedentes na história de União da Vitória.
Com grande aprovação popular Santin Roveda decidiu não disputar a reeleição em 2020. “A reeleição a um cargo executivo – prefeito, governador e presidente – se tornou um entrave às mudanças que uma cidade, estado e o país precisam. Temos que planejar as cidades por um período mais longo. Por exemplo, o plano de desenvolvimento de União da Vitória é para 30 anos, com foco na cidadania e no bem estar social dos moradores”, aponta o empresário do ramo madeireiro.
“Jaime Lerner sempre me dizia e está no prefácio do livro que a cidade é o refúgio da solidariedade”, completa.
No prefácio, Lerner destacou a atuação de Santin Roveda como um gestor público moderno e atento às novas tecnologias e inovação na administração de uma prefeitura. “Gestor de resultados, o jovem Santin Roveda deixa um conjunto expressivo de obras: grandes e pequenas, estruturantes e pontuais. Todas de grande significação no cotidiano da população”, disse o arquiteto que traçou o novo plano urbano da cidade.
“Suas iniciativas e ações promoveram saltos na educação e na saúde. Santin não pensou apenas no agora. Seu trabalho traçou perspectivas para os próximos 30 anos da cidade e, principalmente, entusiasmou a comunidade com o compromisso de inovar”, completou.
Segundo Lerner, o projeto de revitalização urbana de União da Vitória foi um dos mais gratificantes que fez. “Desde o primeiro momento, o prefeito Santin Roveda abraçou com entusiasmo a ideia de uma expansão urbana equilibrada e em harmonia com o Iguaçu, o grande rio que corta a cidade”.
Gestão pública – Santin Roveda usa ainda como exemplos os projetos, desafios e realizações de seu mandato de prefeito para analisar temas centrais do cotidiano de um gestor político como liderança, planejamento estratégico e comunicação. Ele diz que o gestor público tem que ter capacidade de inovação permanente, além de criar ambientes que estimulem o empreendedorismo e a conexão entre as pessoas.
“Meu objetivo é chamar para conversar: puxar uma cadeira e dialogar com todos aqueles que se interessam por política e mostrar com dados e resultados concretos como é possível transformar a realidade de uma comunidade”, escreve.
Desta forma, o livro funciona como guia de viagem de uma gestão política para novos gestores interessados em trabalhar na vida pública.
Serviço
Lançamento do livro O Compromisso de Inovar
Em União da Vitória
Dia: 17 de março, quinta-feira
Horário: 19 horas
Local: Hall do Centro Tecnológico Uniguaçu
Endereço: Rua Miguel Chastalo, 1183 – Nossa Senhora do Rocio
Em Curitiba
Dia: 23 de março, quarta-feira
Horário: 19 horas
Local: Galeria de Arte Artestil
Endereço: Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1663 – Batel
Jaime Lerner (1937-2021)
Jaime Lerner foi arquiteto e urbanista, fundador do Instituto Jaime Lerner e da Jaime Lerner Arquitetos Associados (JLAA), presidente da União Internacional dos Arquitetos – UIA no período 2002/2005. Três vezes prefeito da Cidade de Curitiba, liderou a revolução urbana que fez da cidade referência nacional e internacional em planejamento urbano, principalmente em transporte, meio ambiente, programas sociais e projetos urbanísticos. Duas vezes governador do Estado do Paraná, conduziu importantes transformações socioeconômicas que resultaram em melhorias na qualidade de vida no campo e nas cidades.
Pelo reconhecimento de sua obra recebeu diversos prêmios e títulos internacionais com destaque para o Prêmio Máximo das Nações Unidas para o Meio Ambiente (1990), UNICEF Criança e Paz (1996), o 2001 World Technology Award for Transportantion, o 2002 Sir Robert Mathew Prize for the Improvement of Quality of Human Settlements, pela União Internacional dos Arquitetos, e o Prêmio Volvo Environment Prize 2004.
Em 2010 foi nominado pela revista Time um dos 25 Pensadores mais Influentes do mundo e em 2011, em reconhecimento por sua liderança, visão e contribuição no campo da mobilidade urbana sustentável ele recebeu o prêmio Leadership in Transport Award, agraciado pelo International Transport Forum at the OECD.
A JLAA desenvolve projetos para o setor público e privado em diversas cidades no Brasil (inclusive desenvolveu um projeto em União da Vitória) e no exterior, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Florianópolis, Recife (Brasil); Luanda (Angola); David (Panamá); Durango, Oaxaca e Mazatlán (México); Santiago de Los Caballeros (Republica Dominicana), entre outros.
Morte
Em março de 2021, Lerner teve Covid-19, mas na ocasião apresentou somente sintomas leves da doença. Lerner faleceu na madrugada do dia 27 de maio de 2021 no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, em Curitiba. Estava internado desde o dia 21 de maio após apresentar um quadro de febre. Lerner vinha fazendo hemodiálise. A causa da morte, segundo o Hospital, foi em decorrência de complicações de doença renal crônica