Santin Roveda assina decreto proibindo fogos de artifícios com estampidos em União da Vitória,
Na tarde desta terça-feira, 29 de dezembro, o prefeito de União da Vitória, Santin Roveda, assinou o decreto 527/2020, que proíbe a utilização de fogos de artifícios com estampido (aquele que faz barulho), em União da Vitória. A população pode fazer a sua denúncia via telefone (42) 9 8416 96 19.
No decreto, assinado pelo prefeito Santin Roveda, restou destacado que tal medida vem em benefício da sociedade, pois a intensidade do som produzido pelos fogos de artifícios ultrapassa 150 dB, o que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), sons com mais de 65 dB já podem estressar e prejudicar a saúde; e ainda, que a partir de 85 dB, o barulho já pode ser suficiente para causar a perda da audição, principalmente quando acima de 120 dB. O decreto ainda destaca, além do forte barulho dos fogos de artifícios, também enfatiza a preocupação do poder público com a sociedade e animais: “Considerando que, as crianças, idosos, doentes, autistas e pessoas com deficiência, além dos animais e aves, que possuem maior sensibilidade ao barulho dos fogos, também sofrem impactos negativos”.
Durante a assinatura do decreto, o prefeito destacou que não está proibido soltar os fogos de artifícios em União da Vitória, mas sim, a proibição da utilização do material que causa barulho. “Quero finalizar, antes de assinar o decreto, que estamos proibindo a utilização de fogos de artifícios com estampidos, aquele que faz barulho e que está liberada a utilização dos fogos de artifícios que só tem a luz e que não vai trazer prejuízos para a população”, declarou Santin Roveda.
Durante todo o ano e agora com a chegada do fim de 2020, a população questionou nas redes sociais a utilização dos fogos de artifícios e a preocupação nos comentários, sempre foi com as pessoas de mais idade e com os animais. A Administração Municipal, que sempre acompanha tem um dialogo direto com a comunidade e fez o decreto em prol da qualidade de vida de todos.
A população, ao ver pessoas fazendo a utilização de fogos de artifícios com estampido, pode enviar a sua mensagem para o WhatsApp de Denúncia (42) 9 8416 96 19. Ou, se preferir, ligar para a Polícia Militar 190.
,