Santa Catarina ganha destaque por segurança para mulheres

609 views
2 mins leitura

Santa Catarina aparece na 26ª posição como o segundo Estado mais seguro para mulheres viverem. É o que aponta o levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) com dados de 2015. De acordo com a pesquisa, a taxa de mortes no Estado foi de 2,8 mortes para cada grupo de 100 mil mulheres. São Paulo é o Estado com a menor taxa, de 2,4 mortes para cada 100 mil.

Roraima é o Estado brasileiro mais violento para as mulheres com uma taxa de 11,4 mortes. No geral, a proporção de mulheres assassinadas tem crescido nos últimos anos. Segundo o estudo, a taxa de homicídios entre mulheres saltou 7,5% entre 2005 e 2015. No outro extremo do mesmo indicador aparece Maranhão, que teve um aumento de 124,4% na taxa de assassinatos de mulheres.

A posição de destaque de Santa Catarina deve-se ao trabalho integrado das forças de Segurança e dos movimentos em defesa das mulheres vítimas de violência. Segundo a delegada Patrícia Zimmermann D’Ávila, coordenadora das Delegacias de Atendimento à Mulher, Crianças, Adolescente e Idoso, é preciso discutir o respeito às mulheres nas escolas. “A educação é fundamental”, concluiu.

 

Como denunciar violência contra mulheres

Por meio do Disque 180, a mulher receberá apoio e orientações sobre os próximos passos para resolver o problema. A denúncia é distribuida para uma entidade local, como a Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) ou Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (DEAM), conforme o estado. Quando não houver uma delegacia especializada para esse atendimento na região do fato ocorrido, a vítima pode procurar uma delegacia comum, onde deverá ter prioridade no atendimento. Se estiver no momento de flagrante da ameaça ou agressão, a vítima também  pode ligar para 190 ou dirigir-se a uma Unidade  Básica de Saúde (UBS), onde há orientação para encaminhar a vítima para entidades competentes.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Ceasa registra crescimento na comercialização no primeiro semestre

Próxima publicação

Gerência de Educação de Canoinhas divulga escolha de vagas para professores ACTs