A ligação correta ao sistema de esgoto evita danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas
A Sanepar está dando início às visitas de orientação técnica aos clientes dos imóveis beneficiados por obras recentes de ampliação da rede de esgoto, nas cidades de União da Vitória, Bituruna e Inácio Martins. Ao todo, mais de 2 mil famílias passarão a contar com o serviço nas três cidades.
Em União da Vitória, o trabalho será realizado em 1.071 imóveis no bairro São Cristóvão; e em Bituruna, 946 famílias do Centro e da Vila Nossa Senhora Aparecida receberão a visita dos agentes. Já em Inácio Martins, 142 famílias da Vila Borges serão orientadas sobre como fazer a interligação correta do imóvel à rede coletora e esclarecer dúvidas sobre o funcionamento e a importância do sistema de esgotamento sanitário.
As visitas fazem parte do trabalho de educação socioambiental desenvolvido pela Sanepar com a comunidade, que em União da Vitória e Bituruna também incluirá cursos de formação para professores e encanadores.
Na sequência, os mesmos imóveis passarão por vistorias técnicas, que visam conferir se a ligação foi executada de maneira correta e orientar se houver necessidade de adequações. Caso seja constatado que o imóvel ainda não está interligado à rede ou em caso de irregularidade, o cliente será notificado e terá prazo de 30 dias para corrigir. O imóvel que estiver com a conexão feita de maneira correta receberá um certificado de regularidade.
A gestora de Educação Socioambiental da Sanepar, Luciana Garcia, reforça que a interligação correta do imóvel ao sistema de esgoto melhora o meio ambiente, a saúde e a qualidade de vida da população, além de valorizar o próprio imóvel. Conforme o Código Sanitário Estadual, é obrigatória a ligação de todos os prédios residenciais, comerciais e industriais localizados em áreas servidas por sistema de coleta de esgoto. O lançamento indevido do esgoto doméstico provoca mau cheiro, poluição, proliferação de insetos e favorece o surgimento de doenças pelo contato com a água poluída. Lançar água de chuva na rede coletora de esgoto pode causar extravasamento e também prejudicar o tratamento do efluente.
O serviço de orientação e vistoria técnica é feito por empresa contratada e treinada pela Sanepar, com agentes identificados por crachá, colete azul e veículos com a inscrição “A serviço da Sanepar”. É importante que a população os receba e ouça as orientações. Em caso de dúvida, os clientes podem entrar em contato com a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115 ou site www.sanepar.com.br .