Agentes farão o trabalho de porta em porta, nos mais de 2 mil imóveis beneficiados pela ampliação do sistema de esgoto da cidade
A Sanepar deu início nesta semana, em União da Vitória, ao trabalho de orientação técnica aos clientes beneficiados pelas obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município. No prazo de um ano, serão visitados cerca de 2,2 mil imóveis nos bairros Waldraff, Bento Munhoz, São Braz, Jardim Panorama, São Sebastião, São Basílio Magno e Rocio.
As abordagens nos imóveis são feitas por agentes socioambientais a serviço da Sanepar, que explicam aos moradores como realizar a interligação entre a rede interna do imóvel e a rede coletora de esgotos, de acordo com as normas técnicas da Sanepar e a Legislação Ambiental.
Numa próxima etapa, serão feitas vistorias nos mesmos imóveis, para conferir se a ligação foi executada de maneira correta e orientar se houver necessidade de novas adequações. Conforme o Código Sanitário Estadual, é obrigatória a ligação de todos os prédios residenciais, comerciais e industriais localizados em áreas servidas por sistema de coleta de esgoto.
A interligação correta do imóvel ao sistema de esgoto melhora o meio ambiente, a saúde e a qualidade de vida da população, além de valorizar o próprio imóvel. “Esta aproximação com a comunidade é uma prática da Sanepar nos municípios que recebem obras de saneamento, tendo em vista que a efetividade dos benefícios dos serviços de água e esgoto se dá somente com a compreensão e a participação ativa da população beneficiada”, afirma a gestora de Educação Socioambiental da Sanepar, Luciana Garcia.
O trabalho social da Sanepar em União da Vitória inclui ainda visitas mediadas, reuniões comunitárias, a instalação de um Jardim de Água e Mel e oito oficinas de composteira doméstica, horta educativa, cultivo de plantas ornamentais, plantas alimentícias não-convencionais (Pancs) e plantas medicinais. Todas estas ações ocorrerão em parceria com a Secretaria de Assistência Social/CRAS, Secretaria de Educação e outras instituições locais.
Serviço – O serviço de orientação e vistoria técnica em União da Vitória é feito pela empresa JPR Ambiental, contratada e treinada pela Sanepar. Seus agentes são identificados por crachá, colete azul e veículos com a inscrição “A serviço da Sanepar”. É importante que a população os receba e ouça atentamente todas as suas orientações. Em caso de dúvida, os clientes podem entrar em contato diretamente com a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115 ou site www.sanepar.com.br .
Legenda:
As visitas de orientação técnica começaram nesta semana e devem ocorrer pelo período de um ano