A Sanepar faz uma alerta à população para que proteja seus hidrômetros nos dias de frio intenso. A queda das temperaturas e as geadas podem congelar a água dentro dos medidores de água e provocar o rompimento das tubulações que ficam expostas, causando a interrupção do abastecimento.
A sugestão é que os moradores cubram o relógio e os canos aparentes com caixas de papelão, pedaços de plástico, lonas, ou com outros tipos de material que impeçam o acúmulo de gelo.
Outra solução
Outra medida eficaz é fechar o registro de entrada de água à noite, para evitar o acúmulo e o congelamento da água dentro do equipamento e da tubulação. O gerente da Sanepar, Renato Mayer Bueno, diz que o material de proteção deve ser de fácil remoção. “O que for utilizado para evitar o congelamento da tubulação e dos equipamentos deve ser retirado assim que a temperatura subir ou na data prevista para a leitura. Dessa forma, o leiturista da Sanepar não tem dificuldade no momento de fazer a leitura e a entrega da conta”, completa.
As maiores ocorrências aconteceram nas cidades do sul, entre elas General Carneiro que teve registrado 143 casos de rompimento das tubulações e cavaletes.
As previsões para União da Vitória, uma das cidades que receberam o alerta de cuidado, tem previsão de dias com temperaturas a baixo de zero, momento em que acontecem os rompimentos, devido ao frio.