Saiba como produzir uma máscara de proteção segura,
O uso de máscaras de proteção já se tornou um hábito no dia a dia dos moradores de União da Vitória. Desde que a medida se tornou obrigatória para evitar a transmissão comunitária do novo coronavírus, o que se vê nas ruas e estabelecimentos é a maioria dos habitantes cumprindo a lei.
Por conta da falta de máscaras nas farmácias, a população optou por criar os seus acessórios ou adquiri-los de costureiras, que começaram a produzir o produto. Essa atitude evita a escassez de suprimentos para os profissionais de saúde que estão na linha de frente e também, com o distanciamento mínimo de 1,5 m, garante proteção para os usuários.
No entanto, para a máscara ser segura, ela precisa cumprir alguns requisitos. Confira abaixo o passo a passo para produzir a máscara de proteção ideal.
1 – É preciso que a máscara tenha duas camadas de pano, isto é, seja dupla face.
2 – Elas podem ser feitas de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos. O importante é que tenha o tamanho necessário para cobrir boca e nariz, estar bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais. Vale desmanchar camisa velha, por exemplo.
3- É importante que ela tenha elásticos ou tiras para amarrar acima da orelha e embaixo da nuca.
4 – A máscara é individual não deve ser compartilhada com ninguém. Cada indivíduo deve ter no mínimo duas máscaras.
Use sempre a máscara ao sair de casa. Se for demorar, leve uma de reserva. Quando ficar úmida, a máscara deve ser trocada. Leve também uma sacola específica para armazenar a máscara já utilizada. Ao chegar em casa, deixe a máscara 30 min de molho na água sanitária. Lave e deixe secar normalmente.
,