Rotary Club Porto União- União da Vitória completa 70 anos

511 views
17 mins leitura

O Rotary é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo. Esse é objetivo do Rotary. Existem mais de 34 mil clubes Rotary no mundo, com cerca de 1,2 milhões de membros, chamados rotarianos. O nome “Rotary” surgiu da prática inicial de fazer o rodízio das reuniões entre os escritórios de cada associado.

O primeiro Rotary Club foi fundado na cidade de Chicago, Estados Unidos, em 1905 pelo advogado Paul Harris e mais três homens de negócios, Gustav Loehr – engenheiro de minas, Hiran Shorey – alfaiate, Silvester Schiele – comerciante de carvão. A Associação Nacional de Rotary Clubs (National Association of Rotary Clubs) foi fundada em 1910 e em 1912 seu nome mudou para Rotary International em função da admissão do primeiro Rotary Club fora dos Estados Unidos, em Winnipeg, Canadá

Há mais de 110 anos por meio de projetos sustentáveis em diversas áreas, como alfabetização, paz, saúde e recursos hídricos, a entidade auxilia em diversas partes do mundo.

Por acreditar em encontrar soluções para muitos problemas mundiais, os mais de 35.000 Rotary Clubs trabalham para promover a paz; combater doenças; fornecer água limpa e saneamento; cuidar da saúde de mães e filhos; apoiar a educação e favorecer o desenvolvimento econômico.

Segundo a rotariana do Rotary Club Porto União-União da Vitória, Magali Rochembach Carneiro, o Rotary é o responsável pela campanha de vacinação da poliomielite, através do Rotary International com o programa Pólio Plus, o primeiro e maior esforço coordenado do setor privado em apoio à saúde pública que custeou a compra das vacinas. “Através da compra da vacina pelo Rotary vários países erradicaram a Pólio”, lembra ela. A campanha Pólio Plus foi lançada em 1985 e mais de 2,5 bilhões de crianças receberam a vacina oral contra a pólio.

Outro fato curioso é que em seu início o Rotary foi um clube apenas de homens, “Antes as mulheres não podiam fazer parte do clube, a decisão de aceitar mulheres aconteceu muitos anos depois da fundação”, conta. A admissão de mulheres aos Rotary Clubs do mundo inteiro, foi decidida por votação na reunião do Conselho de Legislação de 1989. Apesar de não ser possível o ingresso, as mulheres sempre foram participativas nos trabalhos do Rotary.

É o que consta nas atas do Club que completa 70 anos nas cidades essa semana, onde há a participação das esposas dos membros do Rotary nas reuniões semanais como convidadas. Fundado no dia 27 de setembro de 1949, o Rotary Clube Porto União-União da Vitória, realizava quase sempre suas reuniões no salão do Luz Hotel, situado na Praça Hercílio Luz. Nessa reunião foi eleito como primeiro presidente Euclides Ribas. Entre os fundadores estavam personalidades dos municípios como Anibal Khury; Eurico Cleto; Carlos Unterstell; Ari Milis entre outros.

Nas primeiras reuniões, sempre iniciadas com o hasteamento da bandeira do Brasil, realizadas nas quartas-feiras, depois nas terças-feiras e também nas segundas-feiras no período da noite.  Atualmente as reuniões ocorrem semanalmente as quartas-feiras às 12h onde após o almoço é aberto a reunião às 12h40.

Atualmente o Rotary é presidido por Maicon Lother que conta um pouco mais sobre a história do clube nas cidades. “A história de nosso clube se mescla com as de nossas cidades, somos voluntários e estamos aqui para trabalhar, desenvolver projetos e auxiliar no desenvolvimento social e econômico. Auxiliamos na fundação das associações comerciais dos dois municípios, trabalhamos arduamente com as campanhas de vacinação, auxiliamos nos treinamentos na década de 80 para a formação do Proerd, e vamos longe falando dos projetos que fizemos e muitos outros que estão em desenvolvimento”, afirma. Ele lembra que o clube não tem vínculo político ou religioso, “somos pessoas que querem trabalhar por um mundo melhor”, completa.

O ex-presidente e ex-governador distrital do Rotary do Distrito 4740, Ary Carneiro Junior, também comentou sobre a importância do Clube nas cidades. “Foi a segunda entidade não governamental a ser implantada nos municípios e tem desenvolvido trabalhos fundamentais para o crescimento e melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos e é um elo de contato com o conhecimento com todos os 190 países do mundo através dos 1 milhão de rotarianos que existem em todo o mundo”, considera.

Fazer parte dessa história para Lother é inspiradora “O Rotary não é somente um clube mais sim uma filosofia de vida que tem como base a doação do que temos de melhor e mais valioso hoje, que é o nosso tempo. Aprendemos a cada dia olhar para a nossa sociedade e trabalhar para deixar ela um pouco melhor para nossos filhos”, destaca.

O ex-governador distrital também fala da importância em fazer parte do Rotary, “fazer parte da história do Rotary é motivo de muita alegria podendo se doar para a comunidade, “Dar de Si Antes de Pensar em Si” cada vez mais melhorando as condições para toda a população com esse intuito e lema que o Rotary trabalha em todo mundo”, falou Ary.

Para Ary o grande trabalho do Rotary Internacional é ter se lançado no desafio de eliminar a poliomielite bem como outras quatro patologias de transmissões virais em todo mundo que são o tétano, coqueluche, difteria e sarampo. “A intenção era erradicar até o centenário do Rotary Internacional essas doenças do mundo, mas ainda não foi possível ainda, já que algumas regiões do mundo ainda há casos dessas doenças. Mas milhares de pessoas foram salvas ou que não estão lesadas devido a esse trabalho em todo mundo”, completa.

Ele falou também sobre o momento em que governou o Distrito. “A função de governador é administrar todos os clubes que pertence a área geográfica, que não necessariamente é como a região geográfica do país. No brasil são 36 distritos. Fui presidente do distrito 4740 em 1996-97 que atinge todo o oeste de Santa Catarina até a divisa com Argentina e a região de União da Vitória até a cidade de São Joaquim. Foi uma experiência fantástica e com e me oportunizou conhecer muitas pessoas e fazer amizades e acima de tudo estreitar conhecimento crescendo muito como ser humano. É um momento impar na vida de um ser humano. Também fui um dos representantes brasileiro do Rotary em 1998 na nova Deli em uma reunião internacional.

Lother lembra que o clube trabalha dois projetos fixos. “Uma Aventura na leitura”, realizado em parceria com o grupo de escoteiros de Porto União aonde há pontos de coleta e distribuição de livros e revistas para incentivar a leitura. E Projeto ECOLACRE, onde coletam lacres em parceria com a Rede Feminina e a empresa Ecovale, e com a venda dos lacres são adquiridos cadeiras de rodas e outros equipamentos de mobilidade que ficam a disponibilidade da comunidade.

“Sem esquecer que também estamos aqui para ajudar as instituições filantrópicas de nosso município, sábado, 28, (hoje) levaremos uma doação de 500 fraldas ao lar de Nazaré e participaremos de um café com essas senhoras que tem muito a nos ensinar”, disse.

A ex-presidente do Rotary Porto União-União da Vitória, Renate Ihlenfeld, explica que como clube de serviços, muitas pessoas confundem com assistência social, “é uma importante Instituição global, cujo lema é “Dar de Si Antes de Pensar em Si”, os Rotarys Clubs estão, focados na ética; liderança; profissionalismo; respeito à família; no companheirismo e na busca pela paz. Com este ideal de servir, o Rotary Porto União – União da Vitória há 70 anos está presente em nossas cidades. Em todas as gestões, com este foco, o Rotary sempre defendeu a solução de problemas sociais, ambientais, saúde materno-infantil, idosos, em que todas tomadas de decisões ocorrem por meio da troca de ideias e na implementação das ações necessárias para cada caso. Assim, ao longo desta história, o Rotary Club Porto União – União da Vitória vem realizando ações coletivas para fortalecer o indivíduo, transformar vidas e consequentemente nossas comunidades”, enaltece.

Para Renate fazer parte do Rotary é gratificante, “por aqui passaram grandes e importantes nomes, pessoas que deixaram marcas que prevalecem até hoje e seus trabalhos continuam com a participação ativa de seus filhos e netos. São a âncora do Clube. É Muito bom Fazer parte dessa história, pela amizade, a troca de abraços e companheirismo”, lembra.

Ela ainda destaca que fazer parte do Rotary é aprender a respeitar valores e ideias, assumir compromissos e responsabilidades, participar de decisões que auxiliam na mudança da qualidade de vida, conhecer novas realidades, muitas vezes distante da nossa e, por ver as transformações que essas pequenas ações locais trazem para nossas comunidades. “Por ver o sorriso de uma criança, a alegria de um idoso e o conforto de quem possui necessidades especiais. Saber que estamos contribuindo para a erradicação da poliomielite”, completa. 

Renate destaca que é difícil elencar uma ação do Rotary nas cidades. As ações são muitas e em variados seguimentos que vão desde o plantio e distribuição de mudas de árvores, participação em eventos, treinamentos e assembleias, troca de experiências para o fortalecimento do Clube e crescimento pessoal. “Nas ações locais, para mim, as mais importantes sempre são aquelas que envolvem diretamente as pessoas fragilizadas, e ações em creches e asilos.  Assim como, para as pessoas que apresentam necessidades especiais, nosso Clube realiza parcerias para o empréstimo de cadeiras de rodas, através do Projeto Lacre Solidário” finaliza.

Além do Rotary Club Porto União-União da Vitória, existe ainda mais dois clubes rotarianos; Rotary Club União da Vitória- Porto União, fundado em 1986 e o Rotary São Cristóvão criado neste ano.

Um pouco mais sobre o Rotary

Funções distritais

O líder distrital, ajuda os clubes a se conectarem, oferece recursos e treinamento aos rotarianos, faz a qualificação para subsídios do Rotary e organiza eventos RYLA e Intercâmbio de Jovens.

Missão

A Missão do Rotary International é servir ao próximo, difundir a integridade e promover a boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários.

Fundação Rotária

A Fundação Rotária é patrocinada exclusivamente por doações. As contribuições para o Fundo Anual de Programas são investidas durante três anos, sendo os rendimentos obtidos também utilizados para cobrir os custos administrativos da entidade, isto é, os dólares doados financiam os programas três anos mais tarde. As doações feitas ao Fundo Permanente permanecem continuamente investidas, e apenas os juros resultantes são usados em apoio aos programas. A Fundação teve início em 1917 com um fundo de dotações com o objetivo de fazer o bem no mundo. Embora a Fundação Rotária tenha sido oficialmente estabelecida em 1928. Todos os subsídios da Fundação Rotária são iniciados por clubes.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Números do segundo quadrimestre são apresentados no plenário

Próxima publicação

Prefeitura abre inscrições para PSS