As chuvas nas cabeceiras fazem o nível do rio Iguaçu, em União da Vitória, subir mesmo com pouco ou nenhum volume de chuva nas cidades gêmeas. Apesar da situação de alerta em Porto União e União da Vitória, algumas cidades da região já estão em estado de contingência, como é o caso de Canoinhas e Três Barras.
A informação é da Defesa Civil Regional, que está monitorando os municípios para agir a qualquer momento. Em Canoinhas, na manhã desta quinta-feira, 8, foi acionado o Plano de Contingência. O nível do rio pela manhã marcou 6,35 metros. Ao chegar aos 6,50 metros a cidade entra em estado de alerta, e aos 7 metros atinge a marca de emergência.
Em Porto União, a Defesa Civil municipal se reuniu na terça-feira, 6, na sede do Corpo de Bombeiros da cidade para uma reunião com o Comando Central de Operações. Foi cogitada a possibilidade de um recadastramento familiar e divisão das áreas de risco com nomes e números para que as partes envolvidas e a população saibam se prevenir das cheias, trazendo mais segurança aos munícipes de Porto União.
Plano de Contingência
O coordenador regional da Defesa Civil, Edson Antocheski, explica que o Plano de Contingência “é uma ferramenta para que os órgãos que vão trabalhar nas respostas aos desastres possam se conhecer, conversar, planejar e saber qual é a estratégia de atuação de cada órgão, qual protocolo cada um vai adotar durante a situação de emergência”, explica o coordenador.
Os municípios estão se reunindo diariamente com os coordenadores da Defesa Civil Regional e Municipal, prefeitos e representantes do poder público municipal, além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e do Exército.
A previsão do tempo para a região é de pelos menos três dias sem chuva, o que pode aliviar um pouco a situação dos municípios que estão com os níveis dos rios altos.
Segundo o Simepar, apesar de não ter previsão de chuvas para pelo menos os próximos quatro dias, o frio estará presente no final de semana, com temperaturas abaixo de zero nas cidades. Mas a chuva volta na terça-feira e deve continuar durante a semana.