Réu recebe pena de quase 18 anos de prisão por feminicídio em São Mateus do Sul

192 views
2 mins leitura

O Tribunal do Júri de São Mateus do Sul, condenou a 17 anos e 10 meses de prisão um homem que matou a ex-companheira que não queria se reconciliar com ele. Ocorrido em fevereiro de 2016, o crime ganhou repercussão na região pela violência: o agressor desferiu sete facadas contra a vítima, em plena luz do dia, em frente à delegacia de polícia da cidade, onde a mulher tinha ido registrar boletim de ocorrência contra seu ex-companheiro, que já a havia ameaçado diversas vezes. Trata-se da primeira condenação pela prática de feminicídio em São Mateus do Sul.

O MPPR atuou na acusação, por meio da 2ª Promotoria de Justiça da comarca. A condenação foi por homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, meio que impossibilitou a defesa da vítima e feminicídio). O réu também foi condenado por três crimes de ameaça e uma contravenção penal de vias de fato. O julgamento ocorreu no dia 24 de novembro, um dia antes do Dia Internacional de Combate à Violência Doméstica contra a Mulher.

Questão de gênero – Em vigor desde 9 de março de 2015, a Lei 13.104 estabeleceu o feminicídio como circunstância qualificadora do crime de homicídio, incluindo-o também na lista dos crimes hediondos. Desde então, a lei tem sido aplicada para aumentar as penas dos réus que cometem homicídio contra mulheres em razão de sua condição de sexo feminino, quando o crime envolve violência doméstica e familiar e/ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Cruz Machado divulga calendário de matrículas na rede municipal

Próxima publicação

Secretaria de Educação de Bituruna intensifica melhorias em escolas e Cmeis