Resumo da semana 07-01 a 13-01

1727 views
4 mins leitura

Aconteceu na Semana Passada

A segunda semana de janeiro trouxe movimentações significativas nos mercados, com o Ibovespa encerrando com uma queda de 0,8% em reais e 0,4% em dólares, atingindo a marca de 130.988 pontos. Após um rali expressivo nos últimos dois meses de 2023, investidores optaram por realizar lucros, contribuindo para a correção do índice. Fatores como dados de inflação no Brasil e nos EUA acima das expectativas, bem como uma queda nos preços de commodities, influenciaram as decisões de mercado.

Indicadores-Chave: IPCA, CPI e Commodities

Os principais catalisadores da semana foram os índices de inflação, IPCA no Brasil e CPI nos EUA, ambos ultrapassando as estimativas. No cenário nacional, o dado reduziu as expectativas de cortes mais expressivos na taxa Selic, enquanto nos EUA, a inflação pode adiar a decisão do Federal Reserve quanto à redução de juros, embora o mercado já precifique o primeiro corte em março.

A queda nos preços de commodities, notadamente Petróleo Brent (-0,9%) e minério de ferro (-4,6%), impactou empresas como Petrobras e Vale. Destaque positivo para 3R Petroleum (+9,8%), devido a dados positivos de produção de barris.

Destaques nas Ações: Ganhos e Perdas

Entre os destaques da semana, Magazine Luiza registrou uma alta expressiva de 14,7%, impulsionada por movimentos técnicos. Já Locaweb apresentou um ganho de 11,4%, influenciada por uma avaliação positiva de um banco de investimentos. No lado negativo, MRV Engenharia sofreu uma queda significativa de 20,7%, atribuída ao pessimismo em relação à desoneração da folha de pagamentos e especulações negativas sobre mudanças nas projeções da empresa.

Dólar e Juros

O dólar encerrou a semana em queda de 0,4%, atingindo R$ 4,85/US$. Quanto aos juros, a curva manteve-se próxima da estabilidade nos vértices curtos e médios, com uma leve queda na ponta longa, destacando-se o DI jan/33, que fechou a 10,52%.

O que esperar para essa semana?

Na agenda internacional, destaque para dados de atividade na zona do euro e China, além da divulgação do PIB chinês do 4º trimestre de 2023. No Brasil, atenção para indicadores de atividade econômica, como a recuperação do setor de serviços em novembro e as vendas no comércio varejista. Além disso, aguarda-se a decisão do Congresso sobre a Medida Provisória nº 1202/2023, crucial para o cumprimento da meta fiscal de 2024.

O cenário econômico global continua a demandar atenção e cautela por parte dos investidores. A tensão geopolítica continua no Mar Vermelho, militares dos EUA reportaram que aviões de combate americanos abateram um míssil de cruzeiro disparado de uma área militante Houthi do Iêmen em direção a um navio da Marinha que operava na região. Desde o início do conflito, os preços do petróleo têm se mantido voláteis e os custos globais de frete mais do que duplicaram, criando um risco de inflação global.

No Brasil, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, se reunirão esta semana para discutir a medida provisória emitida no final do ano passado que altera os benefícios fiscais da folha de pagamento para as empresas.

FONTE: https://conteudos.xpi.com.br/acoes/relatorios/resumo-semanal-da-bolsa-mais-uma-semana-negativa-para-o-ibovespa/

 

Mateus H. Passero
Assessor de investimentos
4traderinvest.com.br
41 9 9890 9119

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

ECONOMIA E INVESTIMENTOS EM 2024

Próxima publicação

Quem poderá me ajudar, Banco ou no Mercado de Capitais?