Resumo da semana 05 a 11-11

2329 views
3 mins leitura

Aconteceu na Semana Passada

Na última semana, o Ibovespa encerrou em alta, marcando um ganho de 2,0% em reais e 1,7% em dólares, atingindo os 120.568 pontos. O grande destaque foi a ascensão da Magazine Luiza (MGLU3), que registrou uma notável valorização de 21%, impulsionada por movimentos técnicos durante o fechamento na curva de juros. Em contrapartida, Minerva (BEEF3) e PetroRecôncavo (RECV3) apresentaram as maiores quedas, ambas com uma diminuição de 12%, após a divulgação dos resultados do 3º trimestre.

No Brasil

O Senado aprovou, com concessões de última hora e uma votação apertada, o relatório da reforma tributária. Com 53 votos dos 49 necessários, o texto agora segue para votação na Câmara, alimentando expectativas de promulgação ainda este ano.

A divulgação da ata do Copom trouxe um tom considerado duro pelo time de Economia XP, destacando o ambiente global mais adverso. Porém, também ressaltou a desaceleração da economia na margem e a dinâmica benigna da inflação. O IPCA de outubro, acelerando 0,24% m/m, abaixo do consenso e da expectativa, mantém a perspectiva de cortes de 50bps nas próximas reuniões.

Na temporada de balanços do 3T23, 66 das 83 companhias do Ibovespa já reportaram, com 34% superando as expectativas de EBITDA. No mercado coberto pela XP, 111 empresas reportaram, com 34% superando as expectativas, 13% abaixo e 55% em linha.

Nos EUA

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, em discurso no FMI, expressou um pessimismo em relação ao aperto monetário para conter a inflação. Isso desencadeou maior volatilidade nas taxas de juros das Treasuries, com o título de 10 anos fechando praticamente estável em 4,65%.

Dólar e Juros

O dólar fechou a semana em queda de 0,1%, cotado a R$ 4,91/US$. A curva de juros encerrou em queda, destacando o DI jan/33, que fechou em 11,27% (-16,2bps).

O que esperar para essa semana ?

Na agenda internacional, destaque para a divulgação do CPI nos Estados Unidos, dados de atividade na China e índices de preços em outros países. No Brasil, atenção para a Pesquisa Mensal de Serviços e o IBC-Br, que devem refletir a recuperação parcial do setor terciário e indicadores de atividade econômica. Além disso, as atenções se voltam para a política fiscal, com a possível apresentação de emenda ao projeto de lei orçamentária de 2024, ajustando a meta fiscal para um déficit de 0,5% do PIB.

 

Mateus H. Passero
Assessor de investimentos
4traderinvest.com.br
41 9 9890 9119

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

O TRIPÉ

Próxima publicação

ECONOMIA E INVESTIMENTOS EM 2024