RESPOSTAS

/
4938 views
4 mins leitura

Durante a visita do ex-governador Raimundo Colombo à Porto União, alguém perguntou para ele porque o planalto norte catarinense sempre é esquecido pelo governo do estado. Raimundo deu quatro justificativas, mas duas delas me chamaram a atenção.
A primeira é porque temos pouca representação, não só política, mas de entidades, de associações, enfim, representantes nossos que cobrem do governo, que lembrem o governo que fica lá em Florianópolis que nós existimos e quais são as nossas demandas. Por exemplo, uma associação de Transporte de Cargas que se reúna e cobre melhorias nas nossas rodovias… Não só cobre, mas apresente projetos, que mostre soluções e que isso aconteça todos os dias, todos os momentos. Que cobre de todos, deputados, assessores, secretários, governador, que cobre. Não temos isso.
O segundo ponto que me chamou a atenção foi que temos pouca população e isso acaba nos colocando num terceiro, talvez quarto nível de prioridades quando as verbas são distribuídas.
Neste ponto quero chamar a atenção para que o papel do governo do estado é criar o condições para um desenvolvimento igualitário, regiões mais pobres devem receber mais apoio para que se desenvolvam e não o contrário, senão, criam-se ‘bolsões’ de pobreza e de vazio populacional em algumas regiões, enquanto outras regiões mais ricas acabam tendo problemas por causa da migração excessiva da população das regiões mais pobres.
Para completar a resposta de Colombo, uso um exemplo aqui de um empresário que sempre que foi convidado para participar de um Arranjo Produtivo Local, e que me respondia: ‘vou lá para ganhar o quê? A única coisa que acontece lá e o pessoal ficar vendo o que estou fazendo para copiar’.
É preciso que nossos empresários primeiro deixem de colocar tudo o que ganham aqui em investimentos em outras regiões mais ricas. Segundo tem que parar de achar que não devem dar nada em troca para a sociedade, mesmo que este dar alguma coisa, sejam ideias para os seus concorrentes. Depois disso pode ser que tenhamos alguma esperança em aumentar nossa representação e recebermos mais atenção do governo do estado.

OUTRO ITEM
A outra resposta de Colombo foi a falta de representação política. Nossos prefeitos sempre s deixaram levar pela história de que para cá não vem nada. E acabavam aceitando as migalhas que deputados de outras regiões davam. Então está na hora do planalto norte, digo aqui Canoinhas, Três Barras, Major Vieira, Papanduva, Porto União e Matos Costa terem novamente um representante na Assembleia. E a pré-candidata pelo União Brasil, Mari Schorr tem tudo para ocupar este espaço. Hoje ela está em Florianópolis no evento do lançamento das pré-candidaturas do partido.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

APAB (PORTO UNIÃO) VENCE LAGES E É SEGUNDO COLOCADO NO ESTADUAL REGIONAL!

Próxima publicação

TRÊS GATOS, DOIS CÃES E UM FILHO