Eleitores dos municípios de General Carneiro, Bituruna, Porto Vitória, Cruz Machado, União da Vitória e Paula Freitas devem realizar o recadastramento biométrico até o dia 1º de setembro. Faltando dois meses para o fim do prazo, o número de adesões é baixo. Cerca de 50 mil, de um total de aproximadamente 84 mil eleitores da região, realizaram a atualização.
Segundo informações do Fórum da Comarca, a capacidade de atendimento diário até o dia 1º de setembro, prazo final para o recadastramento, é de 850 pessoas. Para os eleitores que deixarem para última hora, existe o risco de não receberem atendimento, já que o Fórum não poderá estender os prazos e horários de atendimento.
Entre as cidades da comarca, a que possui mais eleitores já recadastrados é a de General Carneiro, com 78,1% do eleitorado já cadastrado. Cruz Machado é a cidade com menos recadastramento até o momento, com apenas 30,4% dos eleitores atualizados com biometria. Outras cidades da região, como Bituruna, Porto Vitória, União da Vitória e Paula Freitas, tiveram respectivamente 72,1%, 64,9%, 56,8% e 53,3% dos eleitores recadastrados.
Para recadastrar no sistema de biometria é necessário levar identidade, CPF e comprovante de residência. O Fórum Eleitoral fica na Rua Prudente de Moraes, nº 131, no centro de União da Vitória.
Biometria no Paraná
Com o objetivo de garantir um sistema de votação verdadeiramente democrático e seguro, o uso das urnas com leitor biométrico garante ao eleitor registrar seu voto por meio de identificação de sua impressão digital.
No dia da votação, após a prévia apresentação dos documentos, a identidade do eleitor será confirmada por meio da sua impressão digital. Se o mesário tiver dúvidas com relação ao eleitor, ou se a sua digital não for reconhecida, ele terá à sua disposição a folha de votação com as fotos de todos os eleitores daquela seção, a qual poderá recorrer para a confirmação da identidade.