• Voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer realizam capacitação do projeto Se Toque, no município de Porto Vitória.
    Projeto da RFCC está orientando profissionais de toda a região

Rede Feminina realiza workshop em Porto Vitória

230 views
2 mins leitura

Na quinta-feira, 22, voluntárias do Departamento Educacional da Rede Feminina de Combate ao Câncer de União da Vitória (RFCC) realizaram mais uma capacitação do projeto Se Toque. O município contemplado com o workshop foi o de Porto Vitória.

Foram capacitados agentes de saúde, enfermeiros e pessoas da área da saúde. Eles puderam aprender mais sobre como conversar com as mulheres sobre a importância do auto exame e da mamografia. Durante o treinamento, todos simularam o auto exame com o auxílio didático da mamamiga.

Na ocasião, as mamamigas já foram entregues aos agentes e a unidade de saúde para o uso com a população. A meta do projeto é capacitar o maior número de pessoas possíveis da área da saúde nos nove municípios da Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar), e a cidade de Porto União.

Projeto “Se Toque”

O projeto “Se Toque”, patrocinado pela farmacêutica Roche em apoio da Secretaria Municipal de Saúde de União da Vitória, tem como objetivo incentivar as mulheres a fazer o auto exame de mama. O modelo didático da mamamiga que foi apresentado aos agentes, já é utilizado em todo o Brasil e apresenta quatro quadrantes com nódulos que são detectados apenas com o toque.

Mamamiga, o modelo didático de prevenção do Câncer de Mama
No modelo didático, é possível sentir os nódulos e saber pelo que procurar na hora de realizar o autoexame.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Falta de sinalização dificulta trânsito no centro da cidade

Próxima publicação

A história da Escola Balduíno Cardoso em exposição esta semana