Projeto que institui a Semana de Conscientização sobre a Esquizofrenia é aprovado em Plenário

610 views
5 mins leitura

Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) aprovou na sessão plenária desta terça-feira (26) o projeto de lei nº 314/2018, da deputada Maria Victoria (PP), que institui a Semana de Conscientização sobre a Esquizofrenia. A matéria foi aprovada em redação final e, com isso, segue agora para sanção, ou veto, do Poder Executivo.

De acordo com a autora, o objetivo da proposta é apoiar a realização de encontros, estudos, debates, orientações às famílias, além de palestras e outras atividades relacionadas à conscientização da doença. Ainda segundo o texto, as ações relativas à data serão realizadas anualmente no dia e na semana de 24 de maio. A Semana de Conscientização sobre a Esquizofrenia também será integrada ao Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná. “É importante ressaltar que muitas pessoas possuem preconceito no que tange a esquizofrenia e por isso se faz necessário a realizações de ações efetivas de conscientização em relação a essa doença”, argumenta Maria Victoria.

Turismo – Assinado pelo deputado Tercílio Turni (PPS), o projeto de nº 246/2018, que estabelece a Rota das Cachoeiras Região Turística de Faxinal, foi aprovado em redação final. O texto inclui várias quedas d’água, entre elas as cachoeiras do Chicão I e II, da Pedreira, da Fonte, Véu de Noiva, Três Barras, o Salto de São Pedro e o Cânion do Cruzeiro. A proposta de nº 236/2017, da deputada Maria Victoria (PP) e ex-deputado estadual Ney Leprevost (PSD), que cria a Rota Turística Caminhos Coroados no litoral do Paraná, também avançou em redação final. Ambos os projetos seguem para sanção, ou veto, do Governo do Estado.

Utilidade Pública – Também passaram em redação final os projetos de lei que concedem o título de utilidade pública à Associação Maringaense de Karatê Shotokan, de Maringá (PL 566/2018); e à Agência Nacional em Mobilidade, com sede em Curitiba (PL 568/2018). Os textos agora seguem para serem sancionados, ou vetados, pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD).

Festas regionais – Os projetos de lei que incluem no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná a Festa do Carneiro, realizada no município de Capanema (PL 294/2018); e a Festa “Folia de Reis”, realizada na cidade de Ribeirão do Pinhal, foram igualmente aprovados em redação final e seguem para sanção, ou veto, do Poder Executivo.

Paula Freitas – Por fim, os parlamentares aprovaram em segunda votação o projeto de lei nº 10/2018, do deputado Anibelli Neto (MDB), que insere no calendário oficial de eventos do Paraná a Festa da Melancia, realizada anualmente na primeira semana de fevereiro no município de Paula Freitas, no Sul do estado.

Audiência pública –A sessão plenária desta quarta-feira (27), que terá início às 9 horas, será dedicada à realização de audiência pública para prestação de contas e demonstração do cumprimento das metas fiscais do Poder Executivo referentes ao terceiro quadrimestre de 2018. A apresentação será feita pelo secretário de Estado da Fazenda, Renê Garcia Junior, e está prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Paraná vai criar mecanismos para impulsionar empresas de tecnologia

Próxima publicação

Fusão de institutos ambientais trará mais economia e eficiência