Iniciou na segunda-feira, 26, mais uma atividade do Cidade Empreendedora, o Empreende Bituruna – Material Escolar. O objetivo é realizar a entrega lúdica dos materiais escolares aos alunos das escolas municipais. Cada estudante recebeu “Biturunecas”, dinheiro fictício para “comprar” os materiais, estimulando a disciplina financeira, o cuidado com os bens adquiridos e mecanismos de troca, partes importantes para estimular a formação de jovens empreendedores.
O projeto está sendo desenvolvido pela Secretaria de Educação e Cultura e conta com o apoio do Sebrae, parceiro na execução do Cidade Empreendedora. De acordo com a secretária de Educação, Niucelene Isoton, o Empreende Bituruna visa otimizar a utilização dos materiais escolares. “Antes realizávamos a entrega de um kit padrão para todas as crianças, e agora eles conseguem personalizar seu kit, comprando o que tem mais necessidade”, explica. Foram investidos R$ 37 mil no projeto, que atende os alunos do Infantil 4, do ensino infantil, até o 5º ano, do ensino fundamental.
Representantes do Sebrae prestigiaram o lançamento do projeto. “O objetivo do Sebrae não é apenas incentivar para que os alunos sejam empreendedores empresários, mas também empreendedores na vida e este projeto é um grande exemplo disso”, elogia o Gestor de Educação da Regional Sul, Elizandro Ferreira. Podem ser adquiridos itens como: lápis, réguas, borrachas, canetas, massinha de modelar, tintas e cadernos. Os professores orientaram os alunos a fazer seu planejamento antes da compra e a primeira turma que participou do Empreende Bituruna foi o 5º ano da Escola Oscar Geyer.
“Ações como essa só são possíveis devido a dedicação de quem desenvolve e aplica em sala de aula. Parabéns a equipe da Secretaria de Educação e aos professores que desde o ano passado estão realizando atividades da educação empreendedora com nossos alunos”, enaltece o prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho. Secretários municipais, vereadores e funcionários das escolas também prestigiaram o início do projeto. A compra dos materiais segue durante toda a semana no segundo semestre, após as férias escolares, haverá uma nova oportunidade para a aquisição dos itens.