Projeto “Bituruna 2020” já contabiliza melhorias para o Município

191 views
4 mins leitura

Após seis meses do lançamento do “Bituruna 2020”, a Prefeitura de Bituruna já contabiliza um saldo positivo nas ações elencada para serem realizadas até o ano de 2020. O projeto foi apresentado em audiência pública na Câmara de Vereadores em 2017 e agora a população pode acompanhar através do site o andamento das ações.

No link www.bituruna.pr.gov.br/bituruna-2020 é possível conferir todas os itens que estão dentro de cada um dos 20 eixos e acompanhar com imagens o avanço das atividades.

Esperada há cerca de 10 anos, a obra do recape asfáltico da Linha Engano iniciou neste mês de março. O investimento de R$ 1,5 milhões está inserido do Eixo 2: Recape Asfáltico, e contempla 6,5 quilômetros de estradas rurais. Outra importante obra para o interior está no Eixo 4: Construção de 20 pontes de concreto. Com 4 estruturas já finalizadas, elas substituem pontes de madeira por onde passa o transporte escolar e colabora para a segurança dos moradores e no escoamento da safra da agricultura familiar.

Na cidade, as obras já finalizadas estão concentradas no Eixo 9: Reforma e melhorias nas estruturas da educação municipal. Duas novas salas no Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil) Lucindo Sebben estão em fase de acabamento e em abril serão chamados os novos alunos para utilizá-las. A pintura externa na Escola Bento Gonçalves (bairro São João) e a pintura interna no Cacas – Centro de Atendimento da Criança e do Adolescente Clube do Formiguinha (bairro Vila Mariana), dão melhores condições de aprendizado para os alunos e de trabalho para os professores.

Dentro do Bituruna 2020 há ainda ações que já foram iniciadas e trarão benefícios contínuos e a longo prazo para os biturunenses. Um exemplo o Eixo 15: Incentivo e fomento do empreendedorismo. A aplicação do “Jovem Empreendedor Primeiros Passos” e o “Empreende Bituruna – Material Escolar” nas escolas, desperta o empreendedorismo nos alunos da rede municipal de ensino. Já passa os MEIs (Microempreendedores Individuais) e empresários, a criação da Secretaria de Indústria e Comércio, junto com a oferta de serviços do Centro do Cidadão e do Empreendedor como cursos e consultorias trazem desenvolvimento socioeconômico para Bituruna.

Pensando na Bituruna do futuro, o Eixo 19: transformar Bituruna em um município ambientalmente correto e sustentável já está sendo desenvolvido. O novo barracão para o Reciclinho, criação dos parques ambientais e a implantação do programa de conscientização ambiental Jogando Limpo estão concluídas, promovendo avanços na preservação do meio ambiente. Outra ação concluída é o Eixo 14: implantação do Bituruna Mais Segura. Foi realizada a instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade, reativação do Conselho Municipal de Segurança e reafirmada a parceria com a Polícia Militar.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Publicação anterior

Acidente com chapa de compensado

Próxima publicação

Conselho de Alimentação Escolar de Bituruna realiza primeira reunião do ano