A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu nesta segunda, 16, 1.368 quilos de camarões contrabandeados em União da Vitória. Eles estavam sendo transportados em um fundo falso de um caminhão que transportava materiais de construção. Segundo o motorista, os camarões, argentinos, seriam entregues no litoral. Ele foi conduzido à Polícia Judiciária por crime de contrabando, crime contra a saúde pública e falsificação de documento, uma vez que a nota fiscal apresentada era falsa.
A PRF abordou um caminhão Agrale na BR-153 em União da Vitória, por volta do meio-dia. O caminhão era conduzido por um homem de 27 anos, que apresentou uma nota fiscal de materiais de construção. Os agentes, ao vistoriarem os materiais verificaram que uma pilha de telhas de alumínio era na verdade uma espécie de caixa térmica, e que dentro dela estavam 76 caixas de 18 kg de camarão de origem argentina, totalizando 1.368 quilos da mercadoria.
Em relação à nota fiscal apresentada, os policiais verificaram ser falsa, tendo sido reaproveitada a partir de uma nota verdadeira.
Diante dos fatos, o motorista, o caminhão e o pescado foram encaminhados para a Polícia Judiciária de União da Vitória para o registro dos crimes contra a saúde pública, contrabando e falsificação.
Os camarões serão entregues à vigilância sanitária, que fará a destruição da apreensão.